Tempo
|
A+ / A-

Iniciativa Liberal compara Costa a “Sr. Monopólio” dos impostos

26 set, 2019 - 08:59 • Redação com Lusa

O cartaz humorístico foi colocado no centro de Lisboa e apela à taxa única de 15% de IRS.

A+ / A-

O partido Iniciativa Liberal (IL) dedicou o dia de quarta-feira à carga fiscal, tendo escolhido uma repartição de Finanças, em Lisboa, para explicar os benefícios de uma taxa única de IRS (imposto sobre rendimento de pessoas singulares) de 15%.

No mesmo dia, o partido desvendou um cartaz de grandes dimensões no centro da cidade com um apelo: “liberta-te do socialismo”.

O cartaz recorre ao humor, comparando António Costa ao Sr. Monopólio, do jogo com o mesmo nome, com a diferença de que no “outdoor” da Iniciativa Liberal todas as casas do jogo que não são “cadeia” obrigam ao pagamento de um imposto diferente, o jogo chama-se “impostopoly” e o lema é “o jogo em que todos perdem”.

Junto à repartição das Finanças, e munidos de bandeiras e t-shirts azuis – a cor do partido, mas também das repartições de Finanças em Portugal – os elementos do IL distribuíram folhetos que resumem as principais ideias para Portugal, nomeadamente ao nível do crescimento, impostos, saúde, educação, transportes e corrupção.

No dia dedicado à carga fiscal, o cabeça de lista do partido pelo distrito de Lisboa às próximas legislativas, João Cotrim Figueiredo, alertou para "a carga fiscal recorde que os portugueses estão a pagar".

"A mim importa-me pouco a ginástica que o primeiro-ministro faça para justificar este aumento da carga fiscal com o crescimento económico", disse.

Para o IL, trata-se de "uma carga fiscal recorde que não só limita a escolha das pessoas relativamente ao seu rendimento disponível, mas também o investimento das empresas e a atração do investimento estrangeiro, fomentando ainda a emigração de quadros qualificados que, para terem um salário líquido maior, veem-se obrigados a emigrar".

"O próprio Governo já reconheceu isso ao incentivar com reduções de IRS os que optem por regressar a Portugal", acrescentou.

A proposta do partido é "uma taxa única de 15% para todos, com uma isenção dos primeiros 650 euros e isenções adicionais de 400 euros por agregado familiar, por cada filho".

"Isto significa que haverá uma redução de tributação em sede de IRS para todos e num montante que é perfeitamente comportável com uma implementação gradual desta medida e com o crescimento económico que inevitavelmente uma redução da carga fiscal traz", explicou.

Sobre a reação à proposta do Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo disse que a mesma tem sido surpreendente, no bom sentido.

"As pessoas sentem que algo está errado quando continuamos sem crescer, com níveis de desenvolvimento muito abaixo da média europeia. Temos visto a produtividade a baixar relativamente aos nossos concorrentes, o que é assustador, porque é isso que vai determinar os salários do futuro e chegamos a uma situação em que o salário médio é de 950 euros, o que não é aceitável", adiantou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+