Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Transporte para a escola - 24/09/2019

O Mundo em Três Dimensões

​Como leva os seus filhos à escola?

24 set, 2019 • Marta Grosso , com sonorização do Paulo Teixeira


O carro é o meio de transporte mais utilizado em Portugal para levar as crianças à escola. No Sul do país, os transportes públicos nem representam uma opção.

As aulas começaram há uns dias e o trânsito já se tornou uma complicação. Na Grande Lisboa e no Grande Porto, 53% das família inquiridas pelo Observatório Cetelem levam as crianças à escola de carro.

Na zona Centro, esta percentagem baixa para 48%. E, no Norte do país, a proporção entre os que vão a pé e usam o automóvel é mais equilibrada: 38% dos inquiridos preferem o carro, 35% os transportes públicos e 34% a deslocação a pé.

A Sul, também se verifica um equilíbrio: 47% optam pelo automóvel e 44% pelas caminhadas.

Quanto ao recurso aos transportes públicos, ganha mais relevância à medida que os alunos avançam nos anos de escolaridade.

E você? Era dos que ia a pé para a escola com os amigos? Bom seja qual for o meio de transporte, há regras de segurança a respeitar.

Se o seu filho se está começar a ir sozinho a pé para a escola, não se esqueça de o lembrar, por exemplo, que a visibilidade é muito importante. Assim, sempre que atravessar a estrada entre veículos estacionados, pare no limite entre os carros parados, de modo a ficar mais visível aos condutores.

Atravesse a estrada apenas quando a passagem for cedida pelos condutores de ambos os lados.

Boa viagem!

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.