Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Clima. Jovem ativista Greta Thunberg acusa líderes mundiais de lhe roubarem os "sonhos e a infância"

23 set, 2019 - 18:07 • Redação

Na abertura da Cimeira da Ação Climática das Nações Unidas, a adolescente condenou os políticos por não tomarem medidas contundentes para enfrentar as alterações climáticas.

A+ / A-
"Vocês roubaram os meus sonhos e a minha infância com as vossas palavras vazias”. Greta Thunberg condenda inação climática
"Vocês roubaram os meus sonhos e a minha infância com as vossas palavras vazias”. Greta Thunberg condenda inação climática

A jovem ativista Greta Thunberg abriu esta segunda-feira a Cimeira da Ação Climática das Nações Unidas, em Nova Iorque, com fortes críticas e apelos aos líderes mundiais, que acusa de lhe terem roubado a infância.

A adolescente sueca, de 16 anos, condenou os políticos por não tomarem medidas contundentes para enfrentar as alterações climáticas.

“Isto é tudo errado. Eu não devia estar aqui. Eu devia estar de volta à escola do outro lado do oceano, mas vocês todos vêm até nós, os jovens, em busca de esperança. Como se atrevem”, declarou Greta Thunberg.

“Vocês roubaram os meus sonhos e a minha infância com as vossas palavras vazias”, atirou a jovem ativista.

Para Greta Thunberg, os planos que os líderes mundiais vão apresentar não serão suficientes para responder ao ritmo de aquecimento do planeta.

As gerações que mais poluíram o planeta colocaram aos ombros dos jovens o impacto extremo das alterações climáticas, acusa a ativista que tirou um ano sabático na escola para lutar pelo ambiente.

Cimeira do Clima. Uma grande oportunidade para os líderes mundiais?
Cimeira do Clima. Uma grande oportunidade para os líderes mundiais?

Líderes políticos dos 193 Estados-membros das Nações Unidas reúnem-se na Cimeira da Ação Climática, com o objetivo de anunciar compromissos e projetos concretos para o reforço do combate às alterações climáticas.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou esta segunda-feira que "ainda não é demasiado tarde" para atender ao que considera a emergência climática mundial, mas advertiu que o tempo está a esgotar-se.

"A emergência climática é uma corrida que estamos a perder mas que ainda podemos ganhar. A crise climática é provocada por nós e as soluções devem vir de nós. Temos as ferramentas: a tecnologia está do nosso lado", afirmou o português perante dezenas de líderes internacionais ao abrir a Cimeira da Ação Climática, que decorre na sede da ONU.

Esta segunda-feira de manhã, no Vaticano, o Papa sublinhou que a sua encíclica Laudato si “não é uma encíclica ecológica, mas social, e promove um novo modelo de desenvolvimento humano integral”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Elisabete SÁ
    29 set, 2019 02:41
    Tenho cá uma pena da menina feliz... Está-se mesmo a ver que tem passado por muitas dificuldades. Pensa ela, que vai com aquela cara de "menininha chorona", mudar o Mundo, com tanto poder do "dinheiro" que está por trás dito tudo. Santa ingenuidade... Bem se aproveitaram dela.
  • Petervlg
    24 set, 2019 Trofa 08:58
    Quando se viagem sempre de um lado para outro, com meios de transporte poluentes e depois faz-se aquele show de ir de veleiro, é uma manobra de marketing e de orientação publica que quer, ou seja politiquice barata, basta ver os discursos que ocorreram
  • omemvenus universo
    24 set, 2019 06:54
    Conversa da treta se vivece na idade da pedra o discurso era o mesmo . Humanos vão pagar o preço da evolução . A natureza é assim .

Destaques V+