Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Irão vai permitir a mulheres ir aos estádios de futebol

22 set, 2019 - 18:24 • Redação

A garantia foi dada à FIFA, depois de esta ter colocado um ultimato a Teerão. Tarde de mais para Sahar Khodayari, cujo suicídio espoletou uma onda de indignação que terá forçado a mão à FIFA.

A+ / A-

A FIFA anunciou este domingo que recebeu garantias do Irão de que o país vai permitir a entrada de mulheres nos estádios de futebol para assistir a jogos masculinos.

O presidente da FIFA já tinha manifestado a sua preocupação com este assunto, dizendo que o Irão iria, eventualmente, ter de deixar mulheres entrar nos estádios, mas faltavam datas concretas.

Tudo mudou no início de setembro quando uma mulher se imolou pelo fogo, acabando por morrer das queimaduras, depois de ter sido detida ao tentar entrar num estádio de futebol disfarçada de homem.

Sahar Khodayari, conhecida nas redes sociais como “Blue Girl”, ou “Menina azul”, por causa da cor azul do clube do seu coração, o Esteghlal, arriscava uma pena de seis meses de prisão e ateou fogo a si mesma à porta do tribunal, em protesto.

A sua morte causou uma onda de indignação internacional, com muitas jogadoras de futebol europeias a usar braçadeiras azuis em homenagem a Khodayari e um ex-capitão da seleção iraniana, Andranik Teymourian, a dizer que qualquer dia haveria no país um estádio com o nome dela.

Perante esta situação, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, escreveu às autoridades iranianas dizendo que tinham até ao dia 10 de outubro, altura em que o Irão recebe o Camboja, num jogo de qualificação para o Mundial 2022, para acabar com a proibição de entrada de mulheres nos estádios, ou então arriscava a suspensão das competições internacionais.

Este domingo o mesmo Infantino disse ter recebido já garantias nesse sentido do Irão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+