Tempo
|
A+ / A-

Reino Unido

Seis portugueses nomeados aos prémios Lukas na área da música e moda

20 set, 2019 - 07:09 • Lusa

O prémio distingue a expressão latina nos palcos britânicos, entre artistas e criadores de língua portuguesa e espanhola, assim como no setor do desporto.

A+ / A-

Os cantores Mariza, Carminho e Luís Gomes, a dupla de designers de moda Marques Almeida e o bailarino Nuno Pesqueira são os portugueses candidatos em diferentes categorias aos prémios latinos do Reino Unido, Lukas-Europe Latin Entertainment.

Carminho é candidata a "Melhor Álbum", com o seu mais recente disco, “Maria”, ao lado de nomes como Buika, Vitto Meirelles, Yilian Cañizares e Omar Sosa ou Rosalía.

Mariza é candidata a melhor concerto (Concert by International Artist of the Year), pela atuação realizada no Royal Festival Hall, em Londres.

As duas fadistas portuguesas são também candidatas na categoria de atuação na área de fusão ("European Classical/Jazz/Fusion Act”), ao lado de João Bosco, Los Aurora e Buika, entre outros intérpretes.

Na categoria de melhor concerto estão também nomeados os músicos brasileiros Bebel Gilberto e Milton Nascimento, por atuações na capital inglesa, na Union Chapel e no Barbican Centre, respetivamente, Roberto Carlos pelo espetáculo na Wembley Arena, Seu Jorge pela atuação no Hammersmith Apolo e Gilberto Gil, pelo concerto no Shepherds Bush Empire, também na capital britânica.

O tenor português Luís Gomes é candidato ao Prémio Lukas “Vocalista do Ano”.

O cantor lírico tem trabalhado com a BBC Philharmonic Orchestra e com a Royal Opera House, onde se estreou em 2015 no papel de Fenton, da ópera “Falstaff”, de Verdi.

A dupla portuguesa de designers de moda Marques'Almeida, formada por Marta Marques e Paulo Almeida, está nomeada na categoria de melhor designer do ano (“Fashion Designer of the Year”), entre 12 candidatos, que incluem nomes como Maria Cardenas, Luna Del Pinal, Loula Guarin e Raquel Villadares.

Esta dupla foi premiada em 2014, na categoria de Talento Emergente - Moda Feminina dos British Fashion Awards e, em 2015, recebeu o prémio LVMH para Jovens Estilistas de Moda. Em 2018, os Marques'Almeida foram finalistas do prémio BFC/Vogue Designer Fashion Fund.

O bailarino Nuno Pesqueira, que se destacou internacionalmente na interpretação da Kizomba, na dupla constituída com a espanhola Sara Lopez (Sara Lopez & Nuno Pesqueira) está nomeado, com o seu par, na categoria de melhores dançarinos (“European Tropical Dance performers of the Year”), ao lado, entre outros, dos espanhóis Adrian & Anita, do grupo italiano Alafia e dos franceses Thierry & Cécile.

Os prémios incluem ainda a categoria de melhor atuação de música brasileira ("Brasilian Act of the Year"), sendo candidaos nomes como Aleh Ferrerira, Alvorada, André Santos, Baque de Axe, Bí And The Amanas, Big Ben Jorge, Celeste Caramanna, Da Lata, Iolanda Costa, Luis Morais Sextet, Luis Moretto, Nina Miranda, Tambores Livres e Viramundo.

Os Lukas-Europe Latin Entertainment Awards, em sétima edição, foram criados pela revista britânica Latino Life, para distinguir a expressão latina nos palcos britânicos, entre artistas e criadores de língua portuguesa e espanhola, assim como no setor do desporto.

Os prémios, atribuídos por voto combinado de um júri e do público, serão entregues no próximo dia 6 de novembro, em Londres, no The Bloomsbury Ballroom.

As nomeações e a votação podem ser acedidos aqui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+