Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FC Porto

UEFA pode fechar setor dos Super Dragões

20 set, 2019 - 22:10 • João Fonseca

Processo disciplinar pode terminar com encerramento de um setor do estádio dos azuis e brancos. Em causa estão alegados insultos racistas a Nsamé, jogador do Young Boys.

A+ / A-

O estádio do Dragão poderá vir a ser parcialmente fechado se a UEFA decidir castigar o FC Porto por alegados insultos racistas de adeptos da claque "Super Dragões" a Nsamé, jogador do Young Boys, quando este fez golo de grande penalidade para o clube suíço.

O organismo que tutela o futebol europeu abriu um processo disciplinar ao clube português numa matéria muito delicada para a UEFA, o racismo, e, como explica a Bola Branca João Nogueira da Rocha, juiz do TAS, define o artigo 14 que, caso seja feita prova e sendo a primeira infração, os responsáveis serão punidos "com o estádio parcialmente fechado". O mesmo é dizer que dividindo o recinto em quatro partes, uma delas não estará aberta ao público. Por norma, fazendo jurisprudência, será o setor de onde partiram os alegados insultos. Neste episódio seria a bancada sul onde estão situadas as claques azuis e brancas.

Contudo, caso esta venha a ser a pena aplicada, o FC Porto pode recorrer para o comité de apelo da UEFA ou para o Tribunal do Desporto de Lausane e, em casos específicos, até negociar, caso haja essa possibilidade, o setor que estará encerrado.

Só numa situação de reincidência é que as medidas serão mais extremas, e aí aplica-se como pena maior o "jogo à porta fechada e multa de 50 mil euros".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+