Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Barrigas de aluguer. Bloco volta a apresentar proposta depois das eleições

19 set, 2019 - 01:31 • Vítor Mesquita, com redação

A garantia é deixada pelo deputado Moisés Ferreira, que acusa a direita e o PCP de terem tornado inevitável o chumbo do Tribunal Constitucional (TC).

A+ / A-

Veja também:


O Bloco de Esquerda (BE) promete recuperar o projecto de lei de alteração ao regime jurídico da gestação de substituição, as chamadas barrigas de aluguer.

A garantia é deixada pelo deputado Moisés Ferreira, que acusa a direita e o PCP de terem tornado inevitável o chumbo do Tribunal Constitucional (TC).

“A seguir às eleições legislativas, esta será certamente uma das primeiras matérias sobre a qual nos debruçaremos e voltaremos a insistir nesta iniciativa legislativa, nesta proposta que foi chumbada na legislatura que agora está a terminar”, afirma Moisés Ferreira, à Renascença.

O deputado sustenta que a proposta do Bloco de Esquerda “ia ao encontro daquilo que era proposto pelo Tribunal Constitucional e, se fosse aprovada, voltava a tornar acessível o acesso à gestação de substituição”.

“É preciso alterar o período até ao qual a gestante pode revogar o seu consentimento. É apenas isso que o Tribunal Constitucional, em abril de 2018, disse que era necessário fazer”, sublinha.

O Bloco de Esquerda espera que, das eleições legislativas de 6 de outubro, saia uma composição do Parlamento capaz de aprovar as alterações necessárias.

“Nós esperamos que haja uma relação de forças positiva, desse ponto de vista, saída das próximas eleições legislativas, mas esperamos também que os partidos que chumbaram esta norma, perante esta decisão do Tribunal Constitucional, reponderem a sua posição”, refere o deputado Moisés Ferreira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+