Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

França recusa pedido de asilo de Edward Snowden

19 set, 2019 - 16:47

Ministro francês dos Negócios Estrangeiros diz que a posição do Governo não se alterou face ao pedido do denunciante em 2013.

A+ / A-

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, disse esta quinta-feira que não há razões para que o país ofereça asilo ao analista de sistemas informáticos, que publicou documentos confidenciais dos Estados Unidos e que foi acusado de espionagem.

Em 2013, relembrou Le Drian à estação televisiva CNews, o Governo francês recebeu um pedido e decidiu que “não era o momento” para o conceder ao ex-funcionário da agência de segurança norte-americana, a NSA.

A opinião do Governo não mudou, frisou o ministro. François Hollande era então o Presidente

As declarações do governante surgem depois de, na segunda-feira, Snowden, ter dito à rádio France Inter que “adoraria” que o Presidente francês lhe concedesse asilo.

Na mesma entrevista, sublinhou que “proteger quem faz denúncias não é um ato hostil” e que se considerava no direito de obter proteção de França. “Receber alguém como eu não é um ataque aos Estados Unidos”, declarou o antigo analista, que atualmente vive exilado na Rússia para evitar ações legais por parte do Governo americano.

No fim de semana anterior às declarações de Snowden, a ministra da Justiça francesa, Nicole Belloubet, defendeu a concessão de asilo político a Snowden, mas deixou claro que se tratava de uma opinião pessoal e não de um convite oficial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+