Tempo
|
A+ / A-

Mobilidade sustentável

Ir de bicicleta para o trabalho e ainda receber por isso

19 set, 2019 - 17:46 • Sandra Afonso

Multinacional com presença em Portugal vai pagar 37 cêntimos por quilómetro aos funcionários que se desloquem para o trabalho de bicicleta.

A+ / A-

Uma multinacional com presença em Portugal vai implementar uma iniciativa que passa por pagar uma espécie de subsídio aos trabalhadores que se desloquem para o trabalho de bicicleta.

A medida da Liberty Seguros vai entrar em vigor já no dia 1 de outubro e passa pelo pagamento de 37 cêntimos por quilómetro percorrido a pedalar de e para o trabalho.

O objetivo é incentivar a mobilidade sustentável e o transporte alternativo, bem como melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, refere a empresa.

Os interessados vão receber uma aula teórica sobre segurança rodoviária, sendo que serão acompanhados por um monitor na sua primeira deslocação de bicicleta para o trabalho. Para o estacionamento a empresa já tem prevista a criação de um parque próprio para bicicletas.

Esta medida já existe nos escritórios da Liberty Seguros em Espanha, onde já foram financiados 116 mil quilómetros, o que permitiu reduzir em mais de 30% as emissões de CO2, segundo contas da empresa.

Em Portugal, o projeto arranca no âmbito da semana da mobilidade mas não se esgota nesta iniciativa, continuando em vigor ao longo do ano.

Numa nota enviada às redações, a multinacional diz ser "a primeira grande empresa portuguesa a pagar aos colaboradores para se deslocarem de bicicleta".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge Carneiro
    21 set, 2019 16:30
    A empresa onde trabalho incentiva os colaboradores a andarem de bicicleta e motociclo nas pequenas deslocações a troco de pequenos incentivos monetários, sendo uma empresa que tem muitas deslocações em viaturas pesadas, estas transportam consigo o motociclo ou a bicicleta, e nas pequenas deslocações para refeições, e durmidas, são usados em detrimento do camião, ganha a empresa, o colaborador e o ambiente. Afinal em Portugal também temos boas ideias. O próximo passo já começou a ser dado com a implementação do veículos elétricos, que já começou e será para reforçar.

Destaques V+