Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Juntos pelo Povo disponível para uma “charola” na Madeira

18 set, 2019 - 15:01 • Olímpia Mairos

O partido defende regionalização dos Portos da Madeira e critica preços praticados.

A+ / A-

O porta-voz do Juntos pelo Povo (JPP), Élvio Sousa, , defendeu, esta quarta-feira, a necessidade de acabar com o monopólio nos Portos, apontando como solução “a regionalização, sobretudo para manter a livre concorrência e proteger a economia da região”.

“A economia não pode estar entregue a um operador portuário privado, sobretudo quando não existem contrapartidas para a região. E aquilo que nós defendemos, e que merece a aceitabilidade dos estivadores, é a regionalização da operação portuária. Não somos a favor que as atividades estejam concentradas apenas num grupo económico. É demasiado poder e impede o normal funcionamento da concorrência”, disse Élvio Sousa., após uma reunião com o Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística (SEAL) no Porto do Caniçal, na zona franca da Madeira.

Segundo Élvio Sousa, “esta também tem sido uma opinião pública vinculada pela ACIF e pela Autoridade da Concorrência, bem como por estudos pagos pelo próprio Governo Regional PSD”.

Para o porta voz do JPP, “foi o monopólio dos Portos que expulsou o Ferry da Madeira, na operação anterior, um meio de transporte fundamental para a competitividade da economia regional, mas não nos moldes atualmente efetivados que não garantem a baixa do preço das mercadorias, como os bens de primeira necessidade”.

O ferry Volcan de Tijarafe faz esta quarta-feira a sua última ligação marítima entre Portimão e o Funchal. Durante os meses de verão, o ferry fez uma viagem semanal para ligar a região autónoma ao continente.

O porta voz do JPP lembrou ainda que “é do conhecimento público que existe um operador portuário que não paga renda há vinte e oito anos e esta situação é insustentável para a economia da região”.

Questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de o JPP poder vir a participar numa geringonça, Élvio Sousa respondeu que “aqui nós temos a charola, não é geringonça”.

“A charola é uma composição em periforme de frutas e legumes da terra, utilizada nas procissões”, explica o porta voz do JPP, acrescentando que “era levada normalmente por duas ou quatro pessoas”.

“Nós não vamos carregar nenhum partido às costas e não vamos estabelecer carta branca a ninguém. A charola é uma composição de frutos e legumes, pode ser uma solução. Isto para dizer que o Juntos pelo Povo se afirma com marca própria, livre de pressões de grupos económicos”, assegurou Élvio Sousa, indicando que a meta eleitoral traçada pelo Juntos pelo Povo “é crescer ou manter o número de deputados”.

A candidata do JPP às eleições da Madeira, Patrícia Spínola, já afirmou a disponibilidade para coligações com outros partidos, mas não com a direita.

“Somos capazes de governar e em parceria. Pode acontecer, desde que respeite os princípios do JPP”, afirmou, acrescentando que “com direita não será”. “Não acreditamos em partidos que prejudicaram a região”, enfatizou.

O JPP surpreendeu nas eleições regionais de 2015, ao eleger cinco deputados para o parlamento madeirense na sua estreia.

As eleições legislativas regionais da Madeira decorrem em 22 de setembro, com 16 partidos e uma coligação a disputar os 47 lugares no parlamento regional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+