Tempo
|
A+ / A-

Irão suspenso de todas as competições de judo

18 set, 2019 - 16:15 • Lusa

País terá pressionado judoca a perder combate.

A+ / A-

A Federação Internacional de Judo (FIJ) suspendeu de todas as suas competições a federação do Irão, acusada de pressionar um atleta a perder nos mundiais do Japão, para evitar que este combatesse com um israelita.

"As ações alegadas são suficientemente sérias para considerar a aplicação de uma suspensão como medida de precaução. A comissão nota que ações semelhantes foram observadas no passado (...) e tem fortes razões para acreditar que a federação iraniana persistirá com essas práticas", justifica a FIJ.

Saeid Mollase, campeão do mundo em título em -81 kg, perdeu sucessivamente nas meias-finais e depois na luta pelo terceiro lugar, concluindo a prova em quinto - o judoca de 27 anos explicou que foi pressionado pelas autoridades do seu país a evitar lutar com Sagi Muki, israelita que levaria o ouro no final de agosto, em Tóquio.

"Com base nisso, a comissão disciplinar da FIJ suspende provisoriamente a federação iraniana de judo de todas as competições (...) organizadas sob os seus auspícios, até decisão final da comissão sobre este caso", refere o organismo.

A instituição persa pode recorrer desta decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) no prazo de 21 dias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+