Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eleições na Madeira

​CDU contra “jardinismo” de Miguel Albuquerque e Paulo Cafôfo

17 set, 2019 - 20:16 • Olímpia Mairos

Acão de campanha da CDU, no Caniço, centrada em acusações a Paulo Cafôfo. Os comunistas acusam o candidato socialista de querer a “continuação do regime e mais ‘jardinismo’ para o futuro”.

A+ / A-

Foi no largo da igreja do Caniço, concelho de Santa Cruz, que o cabeça de lista da CDU às eleições legislativas na Madeira, Edgar Silva, apelou à mobilização e ao voto para dar um novo rumo à Madeira, afirmando que “a escolha está agora mais facilitada”.

“De um lado está Miguel Albuquerque e o PSD, que estão de braço dado no prolongamento do regime. Mas, agora, Paulo Cafôfo e o PS, com os elogios ao ‘jardinismo’, com os elogios quase fanáticos a Alberto João Jardim e ao ‘jardinismo’, vêm contribuir para uma demarcação dos pólos”, afirmou o candidato da CDU.

E, segundo Edgar Silva, há agora dois pólos: “há um pólo daqueles que elogiam o ‘jardinismo’ e que para o futuro querem mais ‘jardinismo’ para a região e, depois, há um outro pólo, uma outra via, que é a de quem luta pela alternativa e que há muito luta na Madeira por mais e melhor democracia”.

Edgar Silva citava a entrevista do candidato socialista ao Jornal Expresso, acusando-o de “elogios ao ‘jardinismo’” e de querer “mais ‘jardinismo’ para o futuro”.

“E nessa entrevista, o PS de Paulo Cafôfo fanaticamente elogia o Alberto João Jardim como o grande democrata e defende a continuação do regime e afirma que, no essencial, está profundamente identificado nos seus valores”, disse Edgar Silva, acrescentando que Paulo Cafôfo falou do antigo presidente do Governo Regional como “uma personalidade inigualável” e que “é impossível alguém sequer comparar-se com ele”.

O candidato da CDU não quer ouvir falar em geringonças na Madeira e, quando questionado pela Renascença, afirmou que a hora é de “mobilização e de fazer passar a mensagem, apelando ao voto em quem quer fazer uma rotura do regime”.

“E depois das eleições: Miguel Albuquerque ou Paulo Cafôfo?”, questiona, de novo, a Renascença. “Nós somos daqueles que estão do lado de quem luta por uma alternativa e, portanto, não há Paulo Cafôfo ou Miguel Albuquerque. Há Paulo Cafôfo e Miguel Albuquerque de braço dado, os que elogiam o ‘jardinismo’ e no outro pólo estamos nós, a CDU”, responde o cabeça de lista.

Depois de responder aos jornalistas, o candidato da CDU percorreu algumas ruas do Caniço, contactou com a população e distribuiu panfletos, ao mesmo tempo que gritavam as palavras de ordem “CDU, voto eu e votas tu” e “agora e sempre CDU está presente”.

As eleições regionais legislativas da Madeira decorrem em 22 de setembro, com 16 partidos e uma coligação a disputar os 47 lugares no parlamento regional.

Nas regionais de 2015, os social-democratas seguraram a maioria absoluta – com que sempre governaram a Madeira - por um deputado, com 24 dos 47 parlamentares.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+