Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estado de alerta em Portugal Continental passa para laranja

14 set, 2019 - 19:14 • Redação

10 distritos estavam em alerta vermelho desde sexta-feira. Temperaturas descem na generalidade do território.

A+ / A-

Os 10 distritos de Portugal Continental que estavam em alerta vermelho passaram para laranja às 00h00 de domingo, estado em que fica assim a totalidade do território nacional, de acordo com determinação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Os distritos cujo nível de alerta sofre um desagravamento são Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu.

As previsões do IPMA para domingo referem condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada, em especial a partir da tarde e nas regiões do interior, e uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões Norte e Centro.

O vento será fraco, soprando moderado (20 a 30 km/h) do quadrante leste nas terras altas do Norte e Centro até ao início da manhã, e rodando para quadrante norte a partir da tarde.

O alerta laranja é o segundo mais alto na escala prevista e a ANEPC continua a recomendar a “adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural”.

As medidas de caráter excecional incluem proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais e de queimadas e queimas de sobrantes de exploração.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+