Tempo
|
A+ / A-

OMS avisa: podem surgir casos de listeriose fora de Espanha

17 set, 2019 - 06:50 • Lusa

A organização contabilizou 222 casos em Espanha, entre 7 de julho e 13 de setembro, enquanto três pessoas idosas morreram da doença e seis mulheres sofreram abortos.

A+ / A-

A Organização Mundial de Saúde (OMS) advertiu ser possível o surgimento “nas próximas semanas” de novos casos, entre viajantes que estiveram em território espanhol, relacionados com o surto de listeriose detetado em agosto em Espanha.

Segundo a OMS, o largo período de incubação da bactéria “listaria” – cerca de 70 dias – e a popularidade da carne em que o surto teve origem, “servida em muitos restaurantes”, fazem temer que se declarem novos casos, apesar da redução verificada nas últimas semanas.

Em comunicado assinala também que, devido ao elevado número de turistas que viajam para Espanha e para a comunidade autónoma andaluza, onde se registaram os primeiros casos, poderá haver mais viajantes expostos aos produtos contaminados, embora estimando que o risco é baixo, dado que muitos foram retirados do mercado e nenhum foi exportado.

A OMS mantém a recomendação de não aplicar restrições aos viajantes que visitam zonas afetadas pelo surto, como já aconselhou em comunicações anteriores sobre o caso.

No entanto, recorda que as pessoas de grupos de risco (como grávidas, crianças e idosos) que mostrem sintomas e tenham visitado Espanha, devem ir imediatamente ao médico e informá-lo sobre a viagem.

Os sintomas incluem diarreia, febre, dores de cabeça e musculares, que tratados a tempo na maioria dos pacientes não se revestem de gravidade, embora em alguns pacientes de grupos de risco possam degenerar numa listeriose invasiva mais perigosa, com taxas de mortalidade entre 20% e 30%, segundo a OMS.

A organização contabilizou 222 casos de listeriose em Espanha, entre 7 de julho e 13 de setembro, a maioria dos quais na Andaluzia (219), enquanto três pessoas idosas morreram da doença e seis mulheres sofreram abortos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+