Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

À porta de São Bento. O que pensam os prováveis futuros deputados de primeira viagem?

16 set, 2019 - 15:03 • Redação

Quatro candidatas a deputadas reúnem-se na Renascença para troca de ideias e partilha de diferentes visões políticas.

A+ / A-

A caminho das eleições legislativas de 6 de outubro, a Renascença chama ao debate quatro candidatas a deputadas que, pela primeira vez, e olhando para o histórico partidário, têm hipóteses reais de chegar a São Bento.

São elas Cláudia Cruz Santos, número 2 do PS por Aveiro, Alma Rivera, número 2 do PCP por Lisboa, Raquel Abecasis, cabeça de lista do CDS por Leiria, e Beatriz Gomes Dias, número três do Bloco de Esquerda por Lisboa. A Renascença convidou ainda Filipa Roseta, cabeça de lista do PSD por Lisboa, mas não recebeu resposta ao convite.

Um dos temas lançados para a discussão foi o que podem estes novos candidatos fazer para tentar baixar a abstenção.

Raquel Abecasis, do CDS, avisa que o Parlamento pode, pela primeira vez, ter dois terços de deputados da esquerda, “um cenário político nunca visto, que pode mudar muito daquilo que é a organização da sociedade que temos hoje".

Já a candidata do PS, Cláudia Cruz Santos, considera essencial votar para “defender a democracia”. “Com o crescimento de partidos de extrema direita no resto da Europa, com populismo, com o aumento da abstenção, precisamos de voltar a bater-nos pela democracia”, garante.

A candidata do Partido Comunista recorda que há diferenças entre a esquerda e a direita. Alma Rivera argumenta que votar no PCP “é um voto que sirva à vida” dos eleitores.

Quanto a Beatriz Gomes Dias, do Bloco de Esquerda, a candidata lembra que nestes últimos quatro anos, o partido teve um papel fundamental para melhorar as condições de vida dos portugueses. “É importante as pessoas reconhecerem o papel que a política, os políticos têm na sua vida”, diz.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    17 set, 2019 aldeia 08:26
    Quanto irei ganhar?será que tenho de trabalhar muito?quanto tempo me falta para a reforma?(estas serão algumas perguntas dos "novos"deputados)!,,,,,,

Destaques V+