Tempo
|
A+ / A-

Protestos em Hong Kong. Polícia dispersa manifestantes com gás lacrimogéneo e canhões de água

15 set, 2019 - 16:48 • Redação com Lusa

Dezenas de milhares de pessoas desafiaram, este domingo, a proibição da polícia de se manifestarem, participando numa marcha não autorizada, que começou em Causeway Bay, para comemorar o Dia Internacional da Democracia.

A+ / A-

A polícia anti-distúrbios de Hong Kong disparou, este domingo, canhões de água e lançou gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes na zona onde se encontra a sede do Governo em Hong Kong.

A intervenção da polícia ocorreu depois de uma hora de atos violentos de vários grupos de manifestantes, que atiraram tijolos, ‘cocktails molotov’ e ovos à polícia.


Dezenas de milhares de pessoas desafiaram, este domingo, a proibição da polícia de sair à rua para se manifestarem em Hong Kong e participaram numa marcha não autorizada, que começou em Causeway Bay, para comemorar o Dia Internacional da Democracia.

Pequenos grupos de pessoas, que utilizavam a roupa negra característica do movimento anti-governamental, fizeram barricadas com contentores do lixo contra a polícia, que se colocou em zonas sensíveis como as estações do metro.

Num comunicado, a Polícia de Hong Kong exortou os manifestantes a abandonar as ruas imediatamente, porque atos violentos "representam uma grave ameaça para a segurança pública nas proximidades".

A ideia de realizar esta manifestação foi da Frente de Direitos Humanos Civis, um grupo pró-democrático que esteve por trás de três manifestações realizadas entre junho e agosto, que tiveram a participação de mais de um milhão de pessoas em cada uma.

Três ativistas pró-democracia detidos pela polícia
Três ativistas pró-democracia detidos pela polícia
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+