Tempo
|
A+ / A-

Acusado de atacar a Arábia Saudita, o Irão ameaça Estados Unidos

15 set, 2019 - 10:08 • Redação com Reuters

“Todas as bases e todos os porta-aviões americanos num raio de 2000 quilómetros estão ao alcance dos nossos mísseis”, disse um chefe militar iraniano.

A+ / A-

O Irão não gostou da insinuação de que terá estado por detrás de um ataque à Arábia Saudita, no sábado,levado a cabo com recurso a drones, e respondeu à acusação com ameaças aos Estados Unidos.

O ataque de sábado contra campos de exploração de petróleo causou vários danos e interrompeu a produção, diminuindo para metade a capacidade do reino saudita.

Os drones terão sido enviados por forças houthis, do Iémen, uma força apoiada pelo Irão e que tem sido por sua vez atacada por uma coligação liderada pela Arábia Saudita.

Depois do ataque os Estados Unidos asseguraram os sauditas de que estão dispostos a colaborar com o Governo para garantir a segurança do país e o secretário de Estado Mike Pompeo acusou o Irão de estar por detrás do ataque.

Os iranianos responderam este domingo com ameaças diretas aos Estados Unidos.

“Todos deviam perceber que as bases americanas e os seus porta-aviões num raio de 2.000 quilómetros estão ao alcance dos nossos mísseis”, afirmou Amirali Hajzadeh, responsável pela Força Aeroespacial do Irão.

Citado pela agência semioficial Tasnim, o militar disse ainda que “o Irão tem estado sempre preparado para uma guerra aberta”.

As tensões entre os Estados Unidos e o Irão têm aumentado ao longo dos últimos meses.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+