Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sondagem põe PS próximo da maioria absoluta

13 set, 2019 - 18:27 • Redação

Socialistas têm 42% das intenções de voto, mais 19 pontos percentuais do que o PSD. Bloco de Esquerda e PCP descem face a junho.

A+ / A-

O PS está no limiar da maioria absoluta, com um resultado estimado de 42% nas eleições legislativas de 6 de outubro, revela uma sondagem revelada esta sexta-feira pela SIC e pelo “Expresso” e realizada pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Em relação ao estudo das mesmas entidades em junho passado, o PS sobe quatro pontos percentuais, conseguindo assim uma vantagem de 19 pontos face ao PSD, que se mantém nos 23%.

Para obter maioria absoluta e não precisar de uma coligação para assegurar a governabilidade, o PS precisa de garantir mais de 115 lugares no Parlamento, o que se considera possível a partir de um limiar próximo dos 40% e que depende da distribuição dos deputados distrito a distrito e da aplicação do método de Hondt, que favorece a concentração de votos na distribuição dos lugares.

A sondagem mostra ainda uma queda de dois pontos percentuais de Bloco de Esquerda (9%) e CDU (6%). O CDS-PP mantém-se nos 5% e o PAN nos 4%. Os outros partidos chegam aos 5% e a projeção para os votos brancos e nulos é de 6%.

O estudo foi realizado entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro e foram obtidas 801 entrevistas válidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+