Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa apela a aliança educativa e marca encontro para Roma em maio de 2020

12 set, 2019 - 12:16 • Filipe d'Avillez

O Papa Francisco quer operar uma mudança social, promovendo a solidariedade universal e “um novo humanismo”. Mas diz que “não podemos fazer uma mudança sem educar para ela”.

A+ / A-

O Papa Francisco apela a uma aliança educativa, para levar a cabo uma mudança social, num tempo marcado pela fragmentação e divisão, que eduque para a solidariedade universal e um novo humanismo.

Numa mensagem de vídeo divulgada esta quinta-feira Francisco anuncia um encontro mundial que terá lugar a 14 de maio de 2020 e a que deu o nome “reconstruir o pacto educativo global”.

“Numa época marcada por fragmentação e oposição extrema, é necessário unir esforços para criar uma aliança educativa e formar pessoas maduras, capazes de viver na sociedade e pela sociedade. Todas as mudanças, contudo, precisam de um caminho educativo. Não podemos fazer uma mudança sem educar para ela”, diz.

Francisco cita um provérbio africano, que diz que é preciso uma aldeia para educar uma criança. “Mas devemos construir esta aldeia. Todos juntos, para educar as crianças e para educar o futuro”.

Francisco prossegue, dizendo que “devemos fazer de modo que nesta aldeia nasça uma convergência global para uma aliança entre os habitantes da Terra e da ‘casa comum’ no sentido de que a educação seja criadora de paz, de justiça, de acolhimento para todos os povos da família humana e de diálogo entre as religiões. Uma aldeia universal, mas também pessoal, de cada um”.

Já na mensagem publicada no boletim diário da sala de imprensa do Vaticano, Francisco desafia os envolvidos no mundo da educação a comparecerem em Roma em 2020. “Desejo encontrar-vos em Roma a todos vós que, pelos mais variados títulos, trabalhais no campo da educação em todos os níveis da lecionação e da pesquisa.”

“Convido-vos a promover em conjunto e ativar, através dum pacto educativo comum, as dinâmicas que conferem um sentido à história e a transformam de maneira positiva. Juntamente convosco, dirijo idêntico apelo a personalidades públicas que ocupem, a nível mundial, lugares de responsabilidade e tenham a peito o futuro das novas gerações; espero que acolham o meu convite.”

“E faço apelo também a vós, jovens, para que participeis no encontro e sintais plena responsabilidade de construir um mundo melhor. O encontro será no dia 14 de maio de 2020 em Roma, na Aula Paulo VI do Vaticano. Uma série de seminários temáticos, em várias instituições, acompanhará a preparação do encontro.”

[Notícia atualizada às 12h44]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+