Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

D. António Francisco dos Santos, "um exemplo de candura", foi recordado dois anos após a morte

12 set, 2019 - 00:56 • Henrique Cunha

Na apresentação de um livro sobre o antigo bispo, o seu sucessor, D. Manuel Linda, considerou-o ​"um cartão de apresentação da diocese do Porto".

A+ / A-

"Um cartão de apresentação da diocese do Porto" e alguém que “tornou moles corações empedernidos e aproximou da Igreja muitas instituições". Para o bispo do Porto, o seu antecessor D. António Francisco dos Santos é "um exemplo de candura".

Na apresentação do livro "Caminhando com D. António Francisco dos Santos - A propósito de um monumento em Tendais”, esta quarta-feira à noite, D. Manuel Linda recordou o sorriso, a simpatia e capacidade de diálogo do prelado, quando se assinalavam precisamente dois anos sobre a sua morte.

D. Manuel disse que, "sem se dar conta", D. António Francisco dos Santos "abriu e tornou moles corações empedernidos", fazendo com que muitas instituições “começassem a ver a Igreja doutra maneira". "Na sua forma simpática, cordial, dialogante, sorridente, com aquela ternura que não é um artifício mas é algo que brota de uma coração trabalhado, ele foi capaz de colocar-se como ponto de atração, a que as pessoas não resistiam".

O Palácio da Bolsa, no Porto, foi o palco para a apresentação do livro, que contém o testemunho de diversas personalidades e que é da autoria de Bernardo Corrêa D'Almeida, professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica do Porto, que lembrou e agradeceu a atitude dócil do antigo bispo do Porto e de todos os que deixaram o seu testemunho.

O cónego Jorge Cunha, que apresentou o livro, referiu-se a D. António como o "amigo bispo inesquecível" e lembrou a "memória de alguém que marcou a cidade do Porto". O presidente do Cabido da diocese portuense recordou-o como "uma figura de homem de Deus, caracterizada pela sua bondade, um avaliador fino e justo das pessoas", que "se gastou depressa ao serviço de todos nós".

Presente na cerimónia. o presidente do FC Porto revelou à Renascença o conteúdo do seu testemunho sobre D. António. Para Pinto da Costa, o antigo bispo do Porto "era um grande amigo", alguém que "quando falava sentíamos que estávamos a falar na terra com um santo".

Para o anfitrião da noite, o presidente da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho, D. António Francisco dos Santos foi alguém “que se aproximou de forma muito rápida do coração" e que percebeu " a importância do tecido empresarial na construção do que é a nossa rede social", marcando “de forma indelével a vida da associação e da cidade".

O lucro do livro reverte para a paróquia de Tendais, concelho de Cinfães, a terra natal de D. António Francisco dos Santos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+