A+ / A-

Banca. Saiba o que muda nos pagamentos e levantamentos de dinheiro

12 set, 2019 - 13:55 • Redação

O objetivo das novas medidas, que resultam da transposição de uma diretiva europeia, é reforçar a segurança nas transações.
A+ / A-

Veja também:


A partir deste sábado, 14 de setembro, entra em vigor em Portugal uma nova diretiva europeia que introduz algumas mudanças nos pagamentos com cartões e levantamentos de dinheiro, com o objetivo de reforçar a segurança.

  • Para consultarem as contas bancárias através da internet ou do telemóvel, os clientes bancários vão passar a precisar de uma medida extra de acesso. A partir de agora, os bancos vão passar a enviar um código por mensagem escrita para o telemóvel dos clientes quando pretendem aceder às suas contas, como medida de segurança extra.
  • As bandas magnéticas dos cartões de débito e de crédito deixam de servir para pagamentos, passando apenas a poder ser usado o chip.
  • Os cartões-refeição vão poder ser usados como até aqui, apenas com a banda magnética. tal como os cartões pré-pagos.
  • Os cartões matriz, que têm sido usados para fazer movimentos de conta bancária online, vão deixar de servir.
  • Vai deixar de ser possível levantar ou transferir dinheiro com as cadernetas bancárias. A partir de agora, só consultas de movimentos ou saldos.

legislativas 2019 promosite
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.