A+ / A-

Papa eleva Díli a província eclesiástica

11 set, 2019 - 13:59 • Filipe d'Avillez

D. Virgílio do Carmo da Silva, passa assim a ser arcebispo metropolita.
A+ / A-

O Papa Francisco elevou esta quarta-feira a diocese de Díli a província eclesiástica, tornando-a assim a principal diocese de Timor Leste.

Com esta alteração, a Díli passará a arquidiocese e o seu bispo, D. Virgílio do Carmo da Silva, a arcebispo.

Até agora as três dioceses de Timor-Leste, Díli, Baucau e Maliana, respondiam diretamente perante a Santa Sé. Com a mudança, contudo, estas duas dioceses passam a ser sufragâneas de Díli, cujo arcebispo se torna também metropolita.

Um dos efeitos práticos desta medida é que, ao abrigo das mais recentes orientações do Vaticano para lidar com casos de abusos sexuais praticados por clero, em casos em que recaem suspeitas sobre bispos diocesanos é o respetivo metropolita que tem a autoridade de investigar.

A arquidiocese de Díli tem cerca de 630 mil fiéis, mais do que Baucau e Maliana juntas. Tem trinta paróquias e 149 sacerdotes, entre diocesanos e religiosos, para além de 98 seminaristas.


legislativas 2019 promosite
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.