Tempo
|
A+ / A-

SAD do Sporting propõe salário de 182 mil euros para Varandas

09 set, 2019 - 21:59 • Redação

Sociedade garante que apenas os membros executivos do Conselho de Administração são remunerados. Frederico Varandas é quem mais recebe.

A+ / A-

A SAD do Sporting convocou, esta segunda-feira, uma assembleia geral para deliberar o relatório e contas relativo à época 2018/19, mas também para analisar algumas propostas. Uma delas é um salário de 182 mil euros para o presidente do Conselho de Administração, Frederico Varandas.

Em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, a SAD leonina revela que pretende propor, na assembleia geral do próximo dia 1 de outubro, "nova política de remunerações dos órgãos sociais da Sociedade, para o exercício de 2019/20".

Com a ressalva de que "apenas os membros executivos do Conselho de Administração da Sociedade são remunerados", a SAD do Sporting sugere que estes tenham remuneração fixa de 131 mil euros brutos anuais. Para o presidente do órgão em questão, o Frederico Varandas, é sugerido um salário anual de 182 mil euros brutos.

A remuneração variável "deverá ser determinada anualmente pela Assembleia Geral da Sociedade, com referência ao ano anterior, sob proposta da Comissão de Acionistas, em função do cumprimento de diferentes objetivos desportivos e financeiros. Para o exercício de 2019/2020, essa remuneração variável é fixada em 50% da remuneração fixa de cada um dos membros remunerados do Conselho de Administração da Sociedade", pode ler-se no comunicado.

Os objetivos a nível desportivo serão "definidos por referência aos resultados obtidos pela equipa profissional de futebol (Equipa A), podendo ser proporcionais ao rendimento que a Sociedade obtiver uma vez alcançados esses objetivos".

Já a nível financeiro, os objetivos serão "definidos por referência a metas financeiras sustentáveis e limitadas pelos objetivos estipulados no Acordo Quadro de Reestruturação Financeira celebrado entre a Sociedade e as Instituições Bancárias a 14 de novembro de 2014, tal como pelas regras de Fair Play Financeiro da UEFA."

Mudanças no Conselho de Administração

A SAD do Sporting também anunciou que vai propor duas mudanças na composição do Conselho de Administração.

Com o objetivo de "assegurar o cumprimento (...) do regime de representação equilibrada entre homens e mulheres", a Sociedade vai propor a eleição de Maria José Sancho e de Sara Sequeira para Vogais do Conselho de Administração.

A SAD do Sporting sugere, igualmente, alterações no Conselho Fiscal: a eleição de Catarina Cunha para o cargo de vogal efetivo e a de Luís Alberto Durão para o cargo de vogal suplente.

Caso a alteração seja aprovada, deixarão o Telmo Marques dos Santos (vogal efetivo do Conselho Fiscal) e Luís Alberto Vilalonga Pinto Durão (vogal suplente).

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+