Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Seguro escolar? Sim, e com acidentes de bicicleta incluídos

09 set, 2019 - 12:07 • Redação

A medida é apresentada como incentivo à utilização da bicicleta, “um passo determinante para promover e dinamizar a mobilidade ativa”, defende o Governo.

A+ / A-

Já abrangia as deslocações para a escola feitas a pé e neste ano letivo vai incluir também as realizadas de bicicleta. A portaria sobre o seguro escolar é publicada nesta segunda-feira em Diário da República.

Os acidentes que ocorram nas deslocações entre casa e a escola feitas de bicicleta passam, assim, a estar incluídos nos seguros dos alunos do ensino básico e do secundário.

A medida insere-se na Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável, aprovada em agosto pelo Conselho de Ministros e que prevê incentivos à utilização da bicicleta. Nesse sentido, o objetivo do Ministério da Educação é, até ao final do ano letivo, 20 agrupamentos escolares ensinem os seus alunos a andar de bicicleta.

O projeto-piloto chama-se “DE sobre Rodas” e vai integrar iniciativa semelhantes já existentes em algumas escolas desde 2017.

Na opinião do Governo, a inclusão dos acidentes de bicicleta no seguro escolar é “um passo determinante para promover e dinamizar a mobilidade ativa”.

São mais de um milhão os alunos do ensino básico e secundário, que regressam às aulas a partir de terça-feira, dia 10.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+