Tempo
|
A+ / A-

Investigadores estudam novas tecnologias para travar vespa asiática

07 set, 2019 - 09:10 • Olímpia Mairos

Projeto “GoVespa”, da UTAD, estuda a aplicação de novas tecnologias que permitam seguir o voo das vespas até ao ninho. O objectivo é apanhar as rainhas, na primavera, a fim de evitar a criação de novas colónias.

A+ / A-

A crescente proliferação de ninhos de vespas velutinas ou vespa asiática em Portugal está a preocupar a comunidade científica, que tem vindo a estudar soluções para travar a ameaça, que põe em causa a sobrevivência da apicultura e a própria vida humana.

No âmbito do projeto “GoVespa”, investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), estão a estudar a aplicação de novas tecnologias que permitam seguir o voo das vespas até ao ninho, a fim de monitorizá-lo, avaliando a melhor forma de o destruir, assim como as dinâmicas das vespas na zona envolvente.

Segundo José Aranha, docente e investigador do departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista da UTAD, “é fundamental apanhar as vespas fundadoras (rainhas) no início da primavera, de modo a que não criem colónias e não se dispersem, sendo que se impõe a deteção precoce de ninhos e a procura de ninhos primários, para tentar apanhar as fundadoras”.

O investigador admite, no entanto, que a deteção dos ninhos nem sempre é tarefa fácil já que, “se alguns podem localizar-se em árvores baixas ou em telhados, sendo, por isso, facilmente visíveis, outros localizam-se em árvores altas, como, por exemplo, eucaliptos adultos. E, neste caso, é muito difícil ver os ninhos, não só pela distância ao solo como pelo facto desta espécie florestal apresentar folhas todo o ano”.

A equipa de investigação da UTAD propõe, por isso, um procedimento que obedece à metodologia de captura de vespas vivas, sem as ferir, colocação de um micro transmissor no dorso, ligar um RADAR Marítimo e identificar o micro transmissor, libertar as vespas e seguir o seu voo quer através do RADAR quer através de uma câmara instalada a bordo de um veículo aéreo não tripulado (VANT – Drone), filmar e fotografar o ninho e, por fim, fazer voos nas imediações dos ninhos identificados e procurar novos ninhos.

Os dados serão, posteriormente, inseridos no Sistema de Informação Geográfica, já criado e usados para melhorar o modelo de suscetibilidade à dispersão da Vespa velutina. Este modelo de dispersão permitirá concentrar esforços de localização de ninhos secundários e eleger áreas prioritárias onde colocar as armadilhas primárias.

Ameaça para a apicultura e saúde pública

A vespa velutina nigrithorax entrou em Portugal em 2011. É uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia (Apis mellifera), proveniente de regiões tropicais e subtropicais do norte da India, do leste da China, da Indochina e do arquipélago da Indonésia.

Na época da primavera constroem ninhos de grandes dimensões, preferencialmente em pontos altos e isolados. Esta espécie distingue-se da espécie europeia Vespa crabro pela coloração do abdómen (mais escuro na vespa asiática) e das patas (cor amarela na vespa asiática).

Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se em várias vertentes, sendo de realçar na apicultura, por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas e também para a saúde pública, não sendo mais agressivas que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados reagem de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+