Tempo
|
A+ / A-

Tribunal de Justiça da UE

​Portugal condenado por não cuidar de habitats naturais, fauna e flora selvagem

05 set, 2019 - 12:14 • Marina Pimentel com Lusa

Estado não declarou como zonas especiais de conservação 61 sítios de importância reconhecida pela Comissão Europeia e, consequentemente, não adotou medidas de conservação dos habitats exigida pela legislação comunitária.

A+ / A-

O Tribunal de Justiça da União Europeia declara que Portugal não está a cumprir a legislação relativa à preservação de habitats naturais e da fauna e flora selvagens.

A condenação tinha sido pedida pela Comissão Europeia e a instância judicial comunitária vem agora dar-lhe razão.

Em causa está o facto de Portugal não ter declarado como zonas especiais de conservação 61 sítios de importância reconhecida pela Comissão Europeia e, consequentemente, de não ter adotado as medidas de conservação dos habitats exigida pela legislação comunitária.

Na decisão tornada pública esta quinta-feira, o Tribunal da União Europeia intima Portugal a cumprir as diretrizes europeias o mais rapidamente possível.

A Comissão Europeia intentou em 26 de abril de 2018 uma ação por incumprimento por Portugal não ter declarado sete sítios de importância comunitária (SIC) da região biogeográfica atlântica, reconhecidos por Bruxelas em dezembro de 2004, e outros 54 da região biogeográfica mediterrânica, reconhecidos em 2006, como zonas especiais de conservação (ZEC), o mais rapidamente possível e num prazo de seis anos.

O TJUE deu ainda razão ao executivo comunitário ao considerar que as medidas de conservação adotadas por Portugal, nomeadamente, o Plano Setorial da Rede Natura 2000, bem como outras referidas pelas autoridades portuguesas, não satisfazem as exigências ecológicas específicas dos tipos de habitats naturais e das espécies constantes dos anexos da diretiva 'Habitats' e não podem, por conseguinte, ser consideradas como "medidas de conservação necessárias".

Segundo a Comissão, os prazos para a designação terminaram em 7 de dezembro de 2010 e 19 de julho de 2012, respetivamente, e Portugal ainda não procedeu à designação dos sítios de importância comunitária como zonas especiais de conservação.

A diretiva 'Habitats' impõe aos países membros a obrigação de contribuir para a constituição da Rede Natura 2000 em função da representação, nos seus respetivos territórios, desses tipos de 'habitats' naturais e desses 'habitats' das espécies e de designar, para o efeito, sítios como ZEC.

O procedimento de designação dos sítios como ZEC desenrola-se em quatro etapas. A partir do momento em que um sítio de importância comunitária tenha sido reconhecido pela Comissão, o país designará esse sítio como ZEC, o mais rapidamente possível e num prazo máximo de seis anos a contar da decisão da Comissão em causa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+