Tempo
|
A+ / A-

Hong Kong vai retirar lei da extradição

04 set, 2019 - 08:38 • Redação

Proposta legislativa tem motivado protestos de milhares de pessoas nos últimos três meses.

A+ / A-

Nas próximas horas, o governo de Hong Kong deve anunciar o fim da polémica lei da extradição.

Vários órgãos de comunicação social anteciparam a notícia, mas a informação já foi confirmada por fonte do Executivo, citada pela agência Reuters.

A chefe do governo, Carrie Lam, deverá retirar formalmente a proposta legislativa que tem motivado protestos de milhares de pessoas nos últimos três meses, cedendo a uma das principais exigências dos manifestantes pró-democracia.

O movimento pró-democracia condena a crescente pressão de Pequim sobre o território, que considera pôr em causa o princípio "um país, dois sistemas", adotado após a transferência de Hong Kong para a República Popular da China, em 1997.

Os protestos duram há quase três meses e já foram detidas quase 900 pessoas. Na passada semana, foram detidos proeminentes ativistas e três deputados do parlamento.

O movimento pró-democracia definiu cinco reivindicações: a retirada definitiva da lei da extradição, a libertação dos manifestantes detidos, que as ações dos protestos não sejam identificadas como motins, um inquérito independente à violência policial, a demissão da chefe de governo Carrie Lam e sufrágio universal nas eleições para este cargo e para o Conselho Legislativo, o parlamento de Hong Kong.

Os manifestantes estão proibidos, por decisão de um tribunal, de se manifestarem no interior e junto ao aeroporto, um dos mais movimentados no mundo, depois de em meados de agosto terem conseguido que durante dois dias fossem cancelados todos os voos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+