A+ / A-

Conferência Episcopal Portuguesa aplaude elevação de Tolentino Mendonça a cardeal

01 set, 2019 - 19:35 • Agência Ecclesia

Bispos enaltecem o facto de Portugal passar a contar com cinco cardeais no Colégio Cardinalício.
A+ / A-
De sacerdote a cardeal num ano. O percurso meteórico de D. Tolentino Mendonça
De sacerdote a cardeal num ano. O percurso meteórico de D. Tolentino Mendonça

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) saudou este domingo a nomeação do arcebispo madeirense D. José Tolentino Mendonça como cardeal, anunciada pelo Papa no Vaticano.

“A Conferência Episcopal manifesta o seu grande regozijo pela criação de D. José Tolentino para este relevante serviço à Igreja Universal colaborando junto do Santo Padre como Cardeal, serviço que certamente exercerá com a humildade, a sabedoria, a competência e a dedicação que lhe são reconhecidas”, assinala a nota enviada às redações.

O Consistório para a criação dos 13 novos cardeais vai realizar-se a 5 de outubro, no Vaticano.

“É uma alegria para a Igreja em Portugal contar neste momento com cinco Cardeais no Colégio Cardinalício: D. José Saraiva Martins, D. Manuel Monteiro de Castro, D. Manuel Clemente, D. António Marto e D. José Tolentino Mendonça”, observa a nota da CEP, perante uma situação inédita, deixando votos de que “o Senhor derrame as suas bênçãos sobre o cardeal José Tolentino nesta importante missão que lhe é confiada pelo Santo Padre”.


legislativas 2019 promosite
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.