Tempo
|
A+ / A-

Furacão Dorian atinge a categoria máxima antes de chegar às Bahamas

01 set, 2019 - 15:38 • Redação com Reuters

Furacão ganha força e atinge categoria cinco, a poucos quilómetros das Bahamas.

A+ / A-

O furacão Dorian aumentou de intensidade, atingindo a categoria cinco, a mais alta na escala de Saffir-Simpson, anunciou o Centro Nacional de Furações (NCH) dos Estados Unidos.

O Dorian, descrito como o furacão mais perigoso dos últimos 30 anos a afetar a região, vai atingir este domingo o noroeste do arquipélago das Bahamas, onde são esperadas ondas fortes e chuvas torrenciais para os próximos dois dias.

A população já procurou abrigo em escolas e igrejas. O primeiro-ministro Hubert Minnis apelou à população das ilhas Ábaco e Grand Bahama, onde há maior risco, para se deslocar para a ilha principal, Nova Providência, para escapar à perigosa tempestade.

“Quero que se lembrem: casas, estruturas podem ser substituídas. Vidas não podem”, avisou o primeiro-ministro, numa conferência de imprensa este sábado, acrescentando que 73 mil pessoas e 21 mil casas estão em risco.

Segundo o NCH, o furacão terá ventos máximos sustentados de 280 quilómetros por hora. Já foram registadas rajadas de vento a 322 quilómetros por hora.

O furacão deverá dirigir-se depois para norte. Que estados norte-americanos serão depois mais afetados é, nesta altura, a grande dúvida dos meteorologistas.

Florida, Georgia e Carolina do Sul elevaram o estado de alerta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+