Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lisboa. Quinta das Conchas e dos Lilases fechada depois de encontrado ninho de vespas asiáticas

30 ago, 2019 - 14:22 • Cristina Nascimento

Aviso da Câmara Municipal de Lisboa refere que jardins serão reabertos assim que estiverem reunidas condições de segurança.

A+ / A-

A Quinta das Conchas e dos Lilases, no Lumiar, em Lisboa, está encerrada esta sexta-feira e ainda sem previsão de reabertura, depois de ter sido encontrado um ninho de vespas asiáticas.

Na rede social facebook, a autarquia informa que os jardins estão encerrados "para trabalhos de limpeza e monitorização".

"Ontem, foi encontrado um ninho de vespas asiáticas, numa das árvores, que foi devidamente eliminado durante a noite. Os jardins serão reabertos logo que a CML receba o relatório final que confirme estarem asseguradas todas as condições para a sua utilização", informa ainda a autarquia.

A vespa velutina é uma espécie asiática com uma área de distribuição natural pelas regiões tropicais e subtropicais do norte da Índia ao leste da China, Indochina e ao arquipélago da Indonésia, sendo a sua existência reportada desde 2011 na região norte de Portugal.

Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se não só na apicultura, por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas, mas também para a saúde pública, porque, embora não sendo mais agressivas do que a espécie europeia, reagem de modo muito agressivo se sentirem os ninhos ameaçados, podendo fazer perseguições até algumas centenas de metros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+