Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo admite recorrer a médicos estrangeiros e a privados para o Algarve

30 ago, 2019 - 14:36 • Liliana Monteiro , João Pedro Barros

Ministra da Saúde diz que contratação apenas poderá ser necessária para a segunda semana de setembro.

A+ / A-

A ministra da Saúde admite a contratação de médicos estrangeiros e de privados para os hospitais públicos do Algarve, como forma de colmatar as faltas durante o período de férias. Estas medidas, segundo revelou esta sexta-feira, apenas poderão ser necessárias na segunda semana de setembro.

“Há a possibilidade de contratação de recursos mesmo fora do país. Evidentemente que isso também implica um processo de reconhecimento que de as pessoas estão em condições de trabalhar, pela nossa Ordem dos Médicos. Fá-lo-emos se for necessário. Depois, em última instância, se houver disponibilidade de entidades terceiras para nos apoiarem recorreremos a elas, como é óbvio”, afirmou Marta Temido, à margem da assinatura de um contrato para renovação da ala pediátrica do Hospital de São João, no Porto.

A ministra falou em “três eixos de atuação”. O primeiro – e prioritário – é o recrutamento interno para colmatar as falhas. “Procuramos garantir que médicos de outras regiões podem deslocar-se para o Algarve e temos já respostas positivas de algumas instituições e de alguns profissionais”, frisou.

Quanto à nova ala pediátrica, o Centro Hospitalar Universitário de São João está autorizado a gastar 22,5 milhões de euros para a construir e equipar. As instalações poderão estar em funcionamento já em 2021. “O prazo de execução é de 24 meses, como sempre foi afirmado. O que está em vista é a possibilidade de a obra se iniciar ainda este ano”, esclareceu.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+