Tempo
|
A+ / A-

Cinco milhões de euros, 75 ambulâncias: INEM avança para renovação da frota após Centeno libertar verbas

29 ago, 2019 - 19:41 • Redação com Lusa

Na semana passada foi noticiado que o Ministério das Finanças não autorizava o uso do dinheiro necessário. Em causa estão novas viaturas para a renovação da frota de ambulâncias afetas aos corpos de bombeiros e a delegações da Cruz Vermelha.

A+ / A-

O INEM vai avançar com o plano de renovação da frota de ambulâncias depois de o Governo ter concluído "o processo de análise" de libertação de verbas, indicou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Emergência Médica.

"O Governo concluiu o processo de análise, estando assegurados os montantes necessários à renovação de 75 ambulâncias afetas aos Postos de Emergência Médica (PEM) pelo Instituto Nacional de Emergência Médica, através de um despacho", refere o INEM em comunicado, acrescentando que, desta forma, "é possível continuar o plano de renovação" iniciado em 2017.

O INEM sublinha que, com esta libertação de verbas, o INEM irá dar continuidade à renovação das suas próprias ambulâncias. O Instituto Nacional de Emergência Médica refere ainda que, neste momento, estão a ser preparados os procedimentos necessários à assinatura dos protocolos com os corpos de bombeiros, prevendo que ocorram durante o mês de setembro.

Na semana passada foi noticiado que o INEM previa comprar este ano 75 novas ambulâncias para equipar os postos de emergência médica, mas o Ministério das Finanças não autorizava o uso do dinheiro necessário, apesar de a verba ser do próprio instituto.

De acordo com a Liga dos Bombeiros Portugueses, em causa estão 75 novas viaturas para a renovação da frota de ambulâncias afetas aos corpos de bombeiros e a delegações da Cruz Vermelha, que compõem os postos de emergência médica.

Para a renovação das viaturas, o INEM tinha apresentado em 2017 à tutela um plano plurianual (entre 2018 e 2021), tendo invocado a "absoluta necessidade de renovação" das ambulâncias, devido à idade elevada das viaturas, muitas delas com mais de 12 anos, e a indisponibilidade em que ficam por motivos de avaria mecânica.

O então secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, deu a concordância a este plano e em 2018 foram renovadas 75 ambulâncias dos postos de emergência, ainda entregues pelo anterior ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

Para 2019, o INEM previa adquirir mais 75 ambulâncias e teve de submeter ao Ministério das Finanças um pedido de autorização para recorrer aos saldos de gerência do instituto de anos anteriores, num montante a rondar os cinco milhões de euros. Contudo, as Finanças apenas autorizaram um milhão de euros.

Após a divulgação desta notícia, o Ministério das Finanças indicou que estava a ser analisado um reforço orçamental extraordinário para a compra, este ano, de ambulâncias.

A Liga dos Bombeiros Portugueses realiza hoje à noite um conselho nacional extraordinário para tomar uma posição sobre as dificuldades colocadas em relação à aquisição das ambulâncias do INEM).

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Joaquim Cruz Pinto
    30 ago, 2019 Ílhavo 05:42
    Pronto, que chatice! Agora alguém vai precisar que surja rapidamente um outro problema para alimentar a sua campanha. Sem fogos maiores que o costume, com greve dos motoristas só para a semana, resta a proposta de dissolução do Grémio do Pardal, e ... (como o desemprego não aumenta e enquanto a desejada crise não chega), só se forem os serviços públicos - abençoados!

Destaques V+