Tempo
|
A+ / A-

​Espanha

Medicamento contaminado deixa 17 bebés com Síndrome do Lobisomem

28 ago, 2019 - 10:35 • Redação

Crianças tomaram fármaco que continha um produto para prevenir a queda de cabelo.

A+ / A-

Pelo menos 17 bebés ficaram com Síndrome do Lobisomem depois de terem tomado um medicamento contaminado com um produto para a queda do cabelo. As crianças tiveram de tomar Omeprazol para tratar o refluxo gástrico, mas o medicamento estava alterado.

Os casos registaram-se em Espanha: há dez bebés afetados na Cantábria, quatro na Andaluzia e três na Comunidade Valenciana.

De acordo com o jornal “El Pais”, as autoridades de saúde espanholas lançaram um primeiro alerta no dia 11 de julho, focado em apenas um dos lotes que a Farma-Química Sur colocou no mercado. Depois, já em agosto, o alerta foi alargado a outros 22 lotes.

Ainda segundo a imprensa, as análises feitas indiciam que os lotes contaminados foram importados a um laboratório na Índia.

A Síndrome do Lobisomem traduz-se no crescimento excessivo de pelos. Os bebés contaminados começaram a perder os sintomas da síndrome assim que deixaram de tomar o medicamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+