Tempo
|
A+ / A-

Robô russo "Fedor" chegou à Estação Espacial Internacional

27 ago, 2019 - 09:20 • Lusa

Depois de uma tentativa falhada no sábado, o robô humanoide russo atracou na Estação Espacial Internacional, anunciou a NASA.

A+ / A-
Rússia envia primeiro robô humano para o espaço
Rússia envia primeiro robô humano para o espaço

A sonda Soyuz MS-14, com o primeiro robô humanoide russo Fedor a bordo, atracou esta terça-feira na Estação Espacial Internacional (ISS), depois de uma tentativa falhada no sábado, informou o Centro de Controlo de Voos Espaciais da Rússia (CCVE).

"Contacto confirmado, acoplagem confirmada", anunciou um comentador da rede de televisão NASA TV, da Agência Espacial Americana.

Fedor é o primeiro robô humanoide a ser enviado para o espaço pela Rússia e deverá ficar na ISS até 7 de setembro. O objetivo é que o andróide aprenda a ajudar os astronautas na estação espacial.

Com um corpo antropomórfico prateado, Fedor tem 1,80 metros de altura e pesa 160 quilos. O nome corresponde ao acrónimo "Final Experimental Demonstration Object Research" e refere-se à designação russa Fyodor.

O robô tem contas nas redes sociais Instagram e Twitter, que detalham o seu quotidiano, com situações como quando aprende a abrir uma garrafa de água.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+