Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bolsonaro aceita milhões do G7 para a Amazónia se Macron "retirar os insultos"

27 ago, 2019 - 16:16 • João Pedro Barros com agências

Presidente brasileiro acusa homólogo francês de o chamar de “mentiroso”, após polémica envolvendo um comentário nas redes sociais sobre Brigitte Macron.

A+ / A-

Afinal, Jair Bolsonaro pode aceitar os cerca de 18 milhões de euros oferecidos pelo G7, o grupo dos sete países mais industrializados do mundo. Porém, impõe uma condição: que o Presidente francês Emmanuel Macron retire os alegados “insultos” proferidos sobre o seu homólogo brasileiro, nomeadamente tê-lo chamado de "mentiroso"

“Primeiro, o senhor Macron deve retirar os insultos que fez à minha pessoa. Primeiro, chamou-me mentiroso. Depois, segundo as informações que eu tive, a nossa soberania está em aberto na Amazónia. Para conversar ou aceitar qualquer coisa da França, que seja das melhores intenções possíveis, ele vai ter que retirar essas palavras e aí poderemos conversar”, afirmou, quando questionado pelos jornalistas, à entrada do Palácio da Alvorada, em Brasília.

Quando fala de soberania, Bolsonaro refere-se à possibilidade de internacionalização da Floresta Amazónica, hipótese levantada por Macron. No entanto, a verba oferecida tem como principal destino o combate à série de incêndios e não coloca esse tema em cima da mesa.

Na noite de segunda-feira, o Governo brasileiro tinha anunciado que o montante anunciado por Emmanuel Macron seria rejeitado, no âmbito de uma crise com a França, que envolve comentários considerados “extremamente desrespeitosos” pelo Presidente gaulês.

O comentário da polémica

Em causa está uma resposta de Bolsonaro nas redes sociais a uma fotografia que comparava a beleza da primeira-dama brasileira com a de Brigitte Macron, insinuando que Macron teria "inveja" do seu homólogo. O Presidente francês respondeu então que esperava que "os brasileiros tenham um Presidente que se comporte à altura" do cargo.

Bolsonaro foi questionado pelos jornalistas sobre a hipótese de pedir desculpas a Brigitte Macron, mas acabou por não responder e afastou-se, acrescentando que os jornalistas “não merecem a consideração": "Não queiram levar para esse lado, na questão pessoal e familiar não me meto. Eu pedi para a pessoa [que fez o comentário sobre a mulher de Macron] não entrar nessa área. Se é para continuar a pergunta nesse padrão, vai acabar a entrevista", ameaçou.

Entretanto, em declarações antes de uma reunião no Palácio do Planalto, os governadores do Amazonas, Pará e Roraima defenderam a aceitação das verbas. "Todos os recursos são importantes, de todas as fontes. O objetivo é um só: a preservação do meio ambiente e da Amazónia", afirmou o governador de Roraima, Antonio Denarium, do PSL, partido de Jair Bolsonaro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Tânia Sá
    28 ago, 2019 Chaves 08:11
    Para pedinte não lhe falta vergonha.
  • rui dias
    27 ago, 2019 cacém 18:01
    bolsonaro é uma vergonha.

Destaques V+