Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Atrofia muscular espinhal

Matilde vai receber medicamento milionário esta terça-feira no Santa Maria

25 ago, 2019 - 10:13 • Redação

Menina regressa amanhã ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa, para iniciar os corticóides que a vão preparar para a receber o medicamento inovador.

A+ / A-

A bebé Matilde, diagnosticada com a forma mais grave de atrofia muscular espinal, vai receber na terça-feira o medicamento inovador cuja utilização apenas está aprovada nos Estados Unidos.

De acordo com informação publicada pelos pais na rede social, Matilde regressa esta segunda-feira ao Hospital Santa Maria, em Lisboa, para iniciar os corticóides que a vão preparar para tomar o medicamento inovador.

"Entramos em contagem decrescente", escrevem os pais no Facebook.

No final de julho os pais já tinham anunciado que a bebé iniciaria o tratamento no dia 27 deste mês.

A menina nasceu no dia 12 de abril e foi-lhe diagnosticada atrofia muscular espinhal de tipo I. Esta doença é caracterizada pela degeneração e perda de neurónios motores da medula espinhal e do tronco cerebral, resultando em fraqueza muscular e atrofia e levando a insuficiência respiratória.

O Zolgensma - o medicamento mais caro do mundo - custa cerca de 1,9 milhões de euros ainda só está disponível nos EUA. Depois de divulgado o caso da bebé, os portugueses juntaram-se numa onda solidária e conseguiram doar o valor necessário para ajudar a pagar o tratamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+