Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa pediu pasta da Economia e Finanças para Elisa Ferreira na Comissão Europeia

25 ago, 2019 - 09:24 • Redação

Nome de Pedro Marques é dado como quase certo na tutela dos fundos estruturais. Ursula von der Leyen pediu uma proposta de um homem e de uma mulher a cada governo. Nomes deverão ser conhecidos esta segunda-feira.

A+ / A-

António Costa terá sugerido à nova presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o nome de Elisa Ferreira, atual vice-governadora do Banco de Portugal.

A notícia é avançada na edição deste domingo do jornal “Público”, que diz que a escolha deveu-se a uma exigência de Ursula von der Leyen, que desafiou os Estados-membros a apresentar um nome de um homem e de uma mulher para que fique assegurada a paridade da comissão.

O outro nome apresentado por Costa foi do de Pedro Marques para os fundos estruturais. De acordo com o mesmo diário, Pedro Marques é dado como quase certo nesta pasta.

O mesmo não deverá acontecer com Elisa Ferreira que, de acordo com fontes ouvidas pelo “Público”, não deverá ser a escolhida para a pasta da Economia e das Finanças. Isto porque, à frente do Eurogrupo, está Mario Centeno. Se Elisa Ferreira fosse escolhida, a União Europeia passaria a ter um português nas pastas da Economia e outro na das Finanças.

Ursula von der Leyen e os chefes de Governo chegarão amanhã, segunda-feira, a um entendimento quanto aos nomes a atribuir a cada pasta da futura Comissão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+