Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Garantia da Segurança Social

Dinheiro para reformas não vai faltar nos próximos 30 anos

25 ago, 2019 - 08:50 • Redação

O crescimento económico e a descida da taxa de desemprego ajudam a melhorar as contas.

A+ / A-

A Segurança Social tem dinheiro para garantir o pagamento de pensões por mais 30 anos – ou seja, até 2050.

Para a melhoria da situação dos cofres da Segurança Social, avança o “Correio da Manhã” na sua edição impressa, contribui o crescimento económico e valorização do Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS), onde está o grande bolo para pagar os encargos que o estado virá a ter com pensões.

De acordo com o Ministério da Segurança Social, em resposta ao diário, o crescimento económico e a descida da taxa de desemprego - que implica mais contribuições para os cofres do Estado e menos despesa com subsídios - levam agora o Governo a colocar "para o final da década de [20]40" a data do esgotamento do FEFSS.

Segundo o gabinete de Vieira da Silva, ministro da tutela, o pais adiou “em mais de uma década, para a segunda metade da década de [20]20”, a data em que deverão começar a surgir os primeiros saldos negativos na Segurança Social – e que levará à aplicação deste fundo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Oliveira
    26 ago, 2019 Sintra 16:06
    Quando andava na primeira classe a professora perguntou-me. Joãozinho e tu o que queres ser quando fores grande? E eu na minha inocência disse que queria ser reformado para estar mais tempo com a família... e a professora disse que então tinha muito que trabalhar.... Então a ler esta notícia eu estou precisamente com 40 anos e daqui a trinta se lá chegar terei 70 anos e quando deveria de começar a receber alguma coisa para desfrutar da reforma com a família...
  • 26 ago, 2019 00:36
    2 centimos sao quatro escudos por dia!
  • Americo
    25 ago, 2019 Leiria 18:39
    Já ouvi esta "conversa" há alguns anos e foi o que foi. Deus queiram que eu esteja enganado.

Destaques V+