Tempo
|
A+ / A-

Renovação da frota do INEM. "O senhor Centeno só vê cifrões", acusa Marta Soares

23 ago, 2019 - 11:27

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses considera que o facto de o INEM não ter autorização das Finanças para comprar, com os seus próprios fundos, 75 ambulâncias é um sinal de "incapacidade de gestão".

A+ / A-

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Jaime Marta Soares, acusa o ministro das Finanças, Mário Centeno, de pôr em causa o socorro às populações, ao impedir que o INEM renove a sua frota de ambulâncias.

Marta Soares critica, assim, ao facto de o INEM não ter obtido do Ministério das Finanças autorização para comprar, com os seus próprios fundos, 75 ambulâncias para renovar a frota dos corpos de bombeiros e das delegações da Cruz Vermelha.

"É uma demonstração inequívoca de uma incapacidade de gestão e de uma teimosia que é o dia-a-dia do senhor Centeno, que não tem em linha de vista o sofrimento das populações, já que só vê cifrões", acusa o presidente da LBP, em declarações à Renascença.

"Esta gestão dá um prejuízo incalculável ao Estado, porque põe em causa um bom serviço, que é dado com segurança e qualidade às populações", reforça Marta Soares.

O presidente da LBP diz, ainda, esperar que o primeiro-ministro tenha uma intervenção favorável neste caso.

Já o Ministério das Finanças, em resposta à Renascença, garante que o orçamento atribuído ao INEM tem crescido significativamente nos últimos anos e acrescenta que este ano já foi autorizado um novo reforço além do aprovado pela Assembleia da República.

Por sua vez, o PSD pretende explicações do Governo sobre este caso. Em declarações à Renascença, o deputado Duarte Marques acusa o ministro Mário Centeno de "estar contra os portugueses", epelo que vai enviar perguntas aos ministros das Finanças e da Saúde, para que o caso seja explicado.

As ambulâncias que o INEM devia substituir este ano têm uma idade média entre 10 e 12 anos, segundo o próprio instituto, que indica que as Finanças estarão atualmente a reavaliar a autorização da verba para as comprar.

Em resposta à agência Lusa, fonte oficial do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) confirmou que o Ministério das Finanças autorizou apenas “uma parte do valor solicitado” para a renovação das 75 ambulâncias afetas a corpos de bombeiros e Cruz Vermelha, valor esse que o Instituto indica ser insuficiente para a renovação de frota prevista este ano.

O INEM previa comprar este ano 75 novas ambulâncias para equipar os postos de emergência médica, mas o Ministério das Finanças não autorizou o uso do dinheiro necessário, apesar de a verba ser do próprio instituto.

Segundo documentos a que a agência Lusa teve acesso e de acordo com a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), em causa estão 75 novas viaturas para a renovação da frota de ambulâncias afetas aos corpos de bombeiros e a delegações da Cruz Vermelha, que compõem os postos de emergência médica.

Para a renovação das viaturas, o INEM tinha apresentado em 2017 à tutela um plano plurianual - entre 2018 e 2021 -, tendo invocado a “absoluta necessidade de renovação” das ambulâncias, devido à idade elevada das viaturas, muitas delas com mais de 12 anos, e a indisponibilidade em que ficam por motivos de avaria mecânica.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+