Tempo
|
A+ / A-

Surto de listeriose em Espanha já afetou 186 pessoas

23 ago, 2019 - 15:00 • Lusa

Surto começou a 15 de agosto. Uma idosa de 90 anos acabou por morrer e a morte de um doente oncológico terminal está também a ser associada ao surto.

A+ / A-
O que é a listeriose?
O que é a listeriose?

O surto de listeriose em Espanha já afetou 186 pessoas, 99 das quais estão hospitalizadas, segundo as autoridades espanholas.

Entre os hospitalizados, 31 são mulheres grávidas.

Uma idosa de 90 anos, que apresentava sinais e sintomas da doença, não resistiu à infeção e acabou por morrer. Já esta sexta-feira, um homem de 72 anos, doente oncológico terminal, morreu supostamente depois de ter sido contaminado. A relação desta segunda morte com a infeção provocada pela bactéria 'Listeria monocytogenes' ainda está a ser analisada.

Os produtos responsáveis pelo surto são “chincharrón” andaluz (gordura de porco frita), lombo de Jerez, lombo com pimentão e lombo caseiro temperado com pimentão, da marca “La Mechá”, tendo o Ministério da Saúde espanhol recomendado à população que não consuma os produtos de carne embalada desta marca.

O Ministério da Saúde espanhol aconselhou igualmente as pessoas que já consumiram os produtos da marca “La Mechá” a consultar os serviços médicos, caso apresentem algum sintoma de terem sido afetados pela bactéria.

De acordo com informação disponível no site SNS24 do Serviço Nacional de Saúde, a listeriose pode causar febre, calafrios, dores musculares, enjoo, vómitos, diarreia.

Todos os produtos embalados identificados pelo Ministério da Saúde espanhol foram distribuídos na Andaluzia e em Madrid, exceto o lombo caseiro temperado com pimentão que foi comercializado apenas na Andaluzia.

Entretanto, a Direção Geral de Saúde Pública da Junta da Andaluzia está a realizar testes a outros produtos da empresa Magrudis, de Sevilha, que produz os embalados de carne "La Mechá".

Em Portugal, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária esclareceu na quarta-feira que a carne contaminada com a bactéria 'Listeria monocytogenes' da marca “La Mechá” e os produtos com origem no fabricante (Magrudis) espanhol, não são comercializados em território português.

A listeriose é uma infeção causada pela bactéria 'Listeria monocytogenes', habitualmente associada ao consumo de alimentos contaminados.

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária alerta os viajantes que tenham como destino as regiões de Madrid e Andaluzia, para a necessidade de adoção de medidas preventivas, nomeadamente a eliminação de produtos da marca que eventualmente possam ter adquirido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+