Tempo
|
A+ / A-

Trump "ordena" saída de empresas da China após novas tarifas de Pequim

23 ago, 2019 - 17:22 • Redação, com agências

A China vai taxar produtos dos Estados Unidos avaliados em 75 mil milhões de dólares. Donald Trump defende a saída das empresas americanas de território chinês.

A+ / A-

A China vai taxar produtos dos Estados Unidos avaliados em 75 mil milhões de dólares. Donald Trump defende a saída das empresas americanas de território chinês.

As autoridades de Pequim anunciaram esta sexta-feira que vão aplicar tarifas sobre produtos norte-americanos avaliados em 75 mil milhões de dólares (68 mil milhões de euros), em retaliação ao anúncio de novas taxas pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.

As tarifas, entre 5% e 10%, serão aplicadas sobre 5.078 produtos norte-americanos. Entrarão em vigor em duas etapas, em 1 de setembro e 15 de dezembro, anunciou o Ministério das Finanças chinês, sem dar informações sobre os produtos que serão afetados.

Pequim anunciou também a reposição de tarifas de 25% sobre os automóveis norte-americanos e de 5% sobre peças para o setor a partir de 15 de dezembro, que estavam provisoriamente suspensas como sinal de ‘boa vontade’ da China nas negociações.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou no início do mês que tenciona aplicar tarifas sobre mais 300 mil milhões de dólares (271 mil milhões de euros) de produtos chineses.

Esta sexta-feira, em mais um episódio da guerra comercial entre as duas potências, Trump disse que está a ordenar às empresas norte-americanas que estudem formas de encerraram a operação em território chinês e transferirem a produção para os Estados Unidos.

O Presidente norte-americano não pode obrigar as empresas a abandonar a China e não avançou pormenores sobre como pode implementar essa ordem.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+