Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Prémio de Excelência Musical

José Cid conquista Grammy. "É um reconhecimento que o público nunca me negou"

22 ago, 2019 - 18:56 • Redação

O músico vai receber o prémio durante uma cerimónia no Waldorf Astoria, em Las Vegas, a 13 de novembro. A academia considera que Cid "criou as bases do rock português".

A+ / A-

O músico português José Cid foi agraciado com um Grammy Latino "por excelência musical", foi anunciado esta quinta-feira.

O Prémio de Excelência Musical é concedido a artistas que fizeram contribuições de significado artístico excepcional para a música latina.

Em declarações à Renascença, José Cid diz que é "fantástico" ganhar um Grammy e que recebeu a notícia com "muita surpresa e grande contentamento". "Isto acaba por ser o reconhecimento do pop/rock português que tão ostracizado tem sido", afirma o compositor de inúmeros clássicos da música moderna portuguesa.

O compositor, músico e poeta natural da Chamusca considera que este é o "prémio mais importante" da sua carreira de cinco décadas. "Sem dúvida que este é o prémio mais importante, de pouco mais de 50 anos de carreira como músico e poeta, um reconhecimento que o público Português nunca me negou!", assinala José Cid, numa mensagem publicada nas redes sociais.

O músico português vai receber o Grammy durante uma cerimónia no Waldorf Astoria, em Las Vegas, nos Estados Unidos, a 13 de novembro.

O Prémio à Excelência Musical também já foi atribuído a Carlos do Carmo em 2014.

José Cid "criou as bases do rock português"

A academia considera que “José Cid adaptou sem esforço a influência da música popular anglo ao estilo original do pop-rock português”.

José Cid veio à Manhã da Renascença apresentar a nova versão - em pen - do álbum "Clube dos Corações Solitários do Capitão Cid"
José Cid veio à Manhã da Renascença apresentar a nova versão - em pen - do álbum "Clube dos Corações Solitários do Capitão Cid"

Em 1956, o surgimento de sua banda cover Os Babies marcou um momento de “antes e depois” para o pop-rock em Portugal, destaca o júri.

“O seu próximo grupo, o Quarteto 1111, criou as bases do rock português, com uma forte tonalidade psicadélica e lançamentos inovadores, como o enorme sucesso de 1967 ‘A Lenda De El-Rei D. Sebastião’”.

Continuando como artista solo, em 1978 lançou 10.000 Anos Depois Entre Vénus e Marte, considerado uma obra prima do rock progressivo.

“Ao atingir um novo estágio de maturidade musical nos anos 1980, Cid transformou seu cancioneiro das raízes de Portugal no maravilhoso Fado de Sempre. Com dezenas de sucessos, ele continua a ser uma grande atração em concertos em Portugal, lançando novas músicas e álbuns de espetáculos ao vivo”, refere a academia Grammy.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 22 ago, 2019 19:11
    Da europa continental e arredores!

Destaques V+