A+ / A-

PSP alerta condutores de Lisboa para esquema de burlas com falsos acidentes

22 ago, 2019 - 11:51 • Lusa

Os burlões seguem “atrás das vítimas, buzinam insistentemente e tentam que estas parem para iniciar um diálogo”, avisa a polícia. Veja como deve proceder.
A+ / A-

A Polícia de Segurança Pública (PSP) alerta a população da cidade de Lisboa para um esquema de falsos danos provocados em viaturas com o intuito de burlar os automobilistas.

Em comunicado emitido nesta quinta-feira, a PSP explica que os suspeitos selecionam as vítimas em parques de estacionamento, seguindo-as quando iniciam a marcha.

"Após alguns instantes, seguindo atrás das vítimas, buzinam insistentemente e tentam que estas parem para iniciar um diálogo", é referido.

Os suspeitos acusam as vítimas de provocarem danos nas suas viaturas (por distração ou durante a realização de manobras), exercendo pressão e tentando intimidar, com o intuito de receberem dinheiro para o arranjo dos danos, supostamente provocados pela vítima.

A PSP conta que os suspeitos "alegam estar com pressa e que não podem esperar pela polícia ou pelo preenchimento de declaração amigável".

De acordo com esta força de segurança, "as viaturas dos suspeitos apresentam realmente os referidos danos e, por vezes, para dar credibilidade à sua história, causam alguns danos nas viaturas das vítimas".

O objetivo passa por tentar obter valores monetários para o suposto arranjo das viaturas.

A PSP adianta que desde o início do ano foram registadas 30 burlas com esta atuação, tendo sido detidos dois suspeitos e identificados outros nove.

O que devo fazer?

A PSP aconselha os cidadãos de Lisboa a chamar as autoridades ao local sempre que sejam intervenientes num acidente de viação de que não se tenham apercebido e a nunca entrar em acordo se lhes pedirem dinheiro.

"Tome sempre nota dos dados da viatura (matricula, marca, modelo e cor) em que o(s) suspeito(s) se faz(em) transportar (quando em situações de burla, os suspeitos abandonam o local quando é referido que se vai chamar a polícia)", sugere o Comando Metropolitano de Lisboa.

A PSP recomenda ainda que os cidadãos denunciem sempre que sejam vítimas de burla ou tentativa de burla.

"O conhecimento das situações é essencial para uma eficaz investigação", sublinha a PSP.


legislativas 2019 promosite
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Álvaro Duque
    23 ago, 2019 Almada 15:57
    É bem verdade, comigo aconteceu, em Dezembro de 2018, perto de uma farmácia de serviço, em Lisboa, Campo Grande, parei junto de uma praça de táxis, quando precisei de sair tinha-se formado uma fila de táxis ( 3 ou 4 carros) que estavam parados à espera de clientes, cada um empurrava o seu do lado de fora, como havia um espaço suficiente para eu sair aproveitei e iniciei a manobra, com o táxista aos gritos " (vou ver como é que vai sair daí), nesse momento o táxista empurra o carro, "repito, do lado de fora" e grita-me (já bateu), eu tenho boa visibilidade sobre todo o meu carro e não senti nada, saí e verifiquei que o táxi estava bastante riscado e com sinais da caliça no guarda lamas direito da frente, enquanto o meu não tinha nada, o homem insistiu bastante para chegar a um acordo de pagamento com ele, eu não aceitei fui insultado e ameaçado, participei ao seguro, que após peritagem concluiu que se tratou duma vigarice e não aceitou a versão dele. Para que fique bem claro identifico o respectivo veiculo Dácia 90-UJ-35 TÁXIS MARIALVA, LISBOA
  • João Oliveira
    23 ago, 2019 Lisboa 09:52
    Pois isso já acontece há muito tempo e se bem me lembro até estou a reconhecer os autores dessas burlas... mas infelizmente não se pode dizer nada dessa gente de bem... pois a última vez que o sr. André Ventura tentou fazer algo... todos caíram em cima do homem dizendo que é racista. Não sei se me faço entender... enfim.
  • Cidadao
    22 ago, 2019 Lisboa 13:41
    Isso é muito bonito mas e quantas horas é preciso esperar para a Polícia, sem efetivos, aparecer?