Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Greve dos motoristas. Sindicato e patrões marcam reunião para definir serviços mínimos

22 ago, 2019 - 11:26 • Lusa

Na quarta-feira, o ministro do Trabalho afirmou que iria verificar a necessidade de serem tomadas medidas, sublinhando, contudo, que o cenário desta vez é diferente.

A+ / A-

Veja também:


O sindicato dos motoristas de matérias perigosas e os patrões vão reunir-se na segunda-feira para discutir os serviços mínimos da greve ao trabalho extraordinário marcada para primeira quinzena de setembro.

A informação é avançada nesta quinta-feira pelo jornal online “Eco” e confirmada pela agência Lusa, que cita fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

A reunião entre o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) e a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (Antram) vai decorrer pelas 15h00 na Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), de acordo com a mesma fonte.

Na quarta-feira, o SNMMP anunciou ter entregado um novo pré-aviso de greve para o período compreendido entre os dias 7 e 22 de setembro, mas desta vez só aos fins de semana e trabalho extraordinário.

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, disse quarta-feira que os serviços do ministério iriam avaliar o novo pré-aviso de greve dos motoristas e verificar a necessidade de serem tomadas medidas, mas sublinhou que o cenário é agora distinto da paralisação anterior.

"As greves têm sempre impacto", mas "agora estamos a falar de um pedido de natureza diferente", referiu à Lusa o ministro Vieira da Silva, precisando que o pré-aviso seria avaliado com os parceiros (sindicato e entidade empregadora) e seriam tomadas "as decisões que forem necessárias de serem tomadas".

O mediador do SNMMP, Bruno Fialho, também disse na quarta-feira que as partes do conflito laboral "cada vez se estão a aproximar mais".

"Considero que ainda é possível encontrarmos uma solução para este diferendo. As partes cada vez se estão a aproximar mais e a minha presença é nesse sentido", disse aos jornalistas, à margem de uma reunião do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, do qual é vice-presidente, com o Governo.

A greve dos motoristas de matérias perigosas, que levou o Governo a adotar medidas excecionais para assegurar o abastecimento de combustível, terminou no domingo, dia 18, ao fim de sete dias de protesto, depois de o SNMMP, que se mantinha isolado na paralisação desde quinta-feira à noite, a ter desconvocado.

O Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias desvinculou-se da greve ao quarto dia, na quinta-feira à noite, e vai regressar às negociações com o patronato em 12 de setembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+