Tempo
|
A+ / A-

Espanha. Surto de listeriose causa primeira vítima mortal

20 ago, 2019 - 10:20 • Redação

A primeira vítima é uma mulher de 90 anos. Outra mulher infetada, grávida, perdeu o bebé. O surto foi localizado num lote de carne picada da marca "A Mechá", fabricada pela empresa Magrudis, de Sevilha.

A+ / A-

Uma mulher de 90 anos morreu de listeriose na Andaluzia, na madrugada de segunda-feira. Esta é a primeira fatalidade causada pelo pior surto desta infecção em Espanha. Há, ainda, suspeitas de quatro novos casos de listeriose e outro já confirmado no país, na região da Extremadura.

A Direção Geral de Saúde Pública da Extremadura confirmou, esta segunda-feira, um caso de listeriose e outros quatro com sintomas compatíveis com o surto, que aguardam pelos resultados dos estudos microbiológicos.

Os diagnósticos destes cinco pacientes não indicaram casos graves e os afetados já tiveram alta médica.

Este é o maior surto de listeriose alguma vez registado em Espanha. Começou a 15 de agosto, com 80 pessoas infetadas na Andaluzia. Destas, 53 continuam internados, sendo que 18 são mulheres grávidas e uma terá mesmo perdido o bebé, escreve o jornal espanho El País.

Jesús Aguirre, da Junta da Andaluzia, disse aos jornalistas que existe ainda a possibilidade de surgirem mais casos nos próximos dias, tendo em conta que os sintomas da doença podem demorar mais de quatro semanas a aparecer.

O surto foi localizado num lote de carne picada da marca "A Mechá", fabricada pela empresa Magrudis, sedeada em Sevilha.

Segundo o site da Direção Geral da Saúde, a listeriose "é uma infeção causada pela bactéria Listeria monocytogenes (L. monocytogenes), habitualmente associada ao consumo de alimentos contaminados" e "apesar de pouco frequente, a infeção pode ser grave, especialmente em imunodeprimidos e recém-nascidos."

A ministra da Saúde espanhola diz que a carne contaminada chegou a Castilla-La Mancha e Tenerife, mas em quantidades mínimas.

[Notícia atualizada às 13h20]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+