Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha emite alerta internacional por causa do surto de listeriose

22 ago, 2019 - 08:00 • Redação

O último balanço aponta para 150 afetados e mais de 500 casos suspeitos. A doença já provocou uma morte.

A+ / A-

Nas últimas horas, as autoridades espanholas lançaram um novo alerta internacional: ativaram os sistemas de comunicação da União Europeia e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Dizem ser uma medida de precaução, uma vez que há turistas que podem ter contraído a doença por terem comido carne contaminada em Espanha.

Toda a produção da empresa Magrudis desde abril, incluindo a marca "La Mechá", foi já retirada do mercado pela própria empresa, que se encontra neste momento encerrada.

O Ministério da Saúde espanhol confirmou um total de 150 casos de listeriose relacionados com o consumo de carne contaminada da marca "La Mechá", dos quais 132 da Andaluzia e os restantes 18 de outras cinco comunidades: Astúrias, Extremadura, Madrid, Catalunha e Aragão. Há ainda cerca de 500 casos suspeitos.

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária já confirmou que o produto espanhol contaminado não é comercializado em Portugal, mas alerta os viajantes que tenham como destino aquela região de Espanha, para a necessidade de adoção de medidas preventivas, nomeadamente a eliminação de produtos daquela marca que eventualmente possam ter na sua posse.

Em Portugal, a listeriose é uma doença de notificação obrigatória desde 2014, através do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE).

Segundo o site da Direção Geral da Saúde, a listeriose "é uma infeção causada pela bactéria Listeria monocytogenes (L. monocytogenes), habitualmente associada ao consumo de alimentos contaminados" e "apesar de pouco frequente, a infeção pode ser grave, especialmente em imunodeprimidos e recém-nascidos."

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+