Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

GNR resgata 39 migrantes no Mar Egeu

21 ago, 2019 - 17:33 • Lusa

Entre os resgatados há duas crianças de colo. Foram todos entregues às autoridades gregas.

A+ / A-

Militares da GNR resgataram, na madrugada desta quarta-feira, 39 migrantes perto de Agathonisi, uma pequena ilha grega próxima de Samos, no Mar Egeu.

Durante uma ação de patrulhamento, os militares da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, destacados na ilha de Samos no âmbito da missão da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex), receberam um alerta para uma situação de busca e salvamento.

Segundo a GNR, os militares dirigiram-se de imediato para o local, tendo detetado uma embarcação de borracha, com cerca de oito metros, na qual seguiam 16 crianças, oito mulheres e 15 homens. Das crianças, duas eram bebés de colo.

Os migrantes foram colocados na embarcação da GNR e transportados em segurança para o porto de Agathonisi, onde foram entregues às autoridades helénicas.

Nesta missão da Frontex, a GNR desenvolve ações nas fronteiras terrestres e marítimas, em países como a Bulgária, Croácia, Espanha, Grécia, Itália, Lituânia, Macedónia, Polónia, Roménia e Ucrânia, com o empenho em missões de vigilância marítima e terrestre e investigação criminal, com a recolha de impressões digitais e registo dos migrantes, para efeitos de asilo, e verificação de viaturas suspeitas.

Desde o início do ano a GNR efetuou 577 patrulhas, o que corresponde a mais de 4.000 horas de empenhamento, tendo detetado 197 embarcações e auxiliado cerca de 1.600 migrantes.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+