Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SEF denuncia ao Ministério Público esquema para venda de vagas de atendimento

20 ago, 2019 - 19:04 • Celso Paiva Sol

Vagas seriam vendidas em sites de classificados.

A+ / A-

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) diz que há vagas de atendimento para os seus serviços à venda na Internet e desconfia da forma como foram obtidas no Sistema Automático de Pré-Agendamento.

As suspeitas já foram, alias, comunicadas ao Ministério Publico.

O SEF começou por investigar a alegada venda de vagas de atendimento em sites de anúncios classificados, mas descobriu também dois outros esquemas.

Por um lado, um número anormal de acessos ao sistema que permite pré-agendar o atendimento, em que são usados “bots” – sistemas informáticos programáveis para efetuar determinadas operações. A título de exemplo, entre 26 de abril e 8 de maio, esgotaram-se as duas mil vagas disponíveis.

Por outro lado, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras detetou vários casos de captura das vagas por parte de particulares, que fazem parte de encomendas de pacotes para a prestação de serviços a quem tem assuntos para tratar no SEF.

Numa nota publica, o SEF garante que já adotou medidas de controlo informático e diz que aguarda pelos resultados do Ministério Publico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+