Tempo
|
A+ / A-

Espanha

“Importantes diferenças em questões de Estado." PSOE rejeita "geringonça" com o Podemos

20 ago, 2019 - 18:19 • Redação com Lusa

Partido de extrema-esquerda pretendia uma vice-presidência e três ministérios num futuro Governo liderado pelo socialista Pedro Sánchez.

A+ / A-

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) rejeitou esta terça-feira a proposta do Unidas Podemos para uma coligação, que considera “inviável”, e convidou o partido a encontrar “outras fórmulas” que facilitem a governabilidade e um programa progressista.

O PSOE respondeu, em comunicado, à nova proposta apresentada hoje pelo Unidas Podemos “para retomar o diálogo” na qual insistem, mais uma vez, em ter uma vice-presidência e três ministérios.

Os socialistas consideram que a nova proposta é “muito próxima” em matéria programática, uma vez que integra muitas das medidas incluídas no discurso de investidura do chefe do executivo, Pedro Sánchez, mas, sublinham, “não contém nenhum avanço relativamente à posição que Unidas Podemos mantém desde o princípio”. “Esperamos que possa conseguir-se um acordo amplo para permitir desbloquear a situação política e que, rapidamente, Espanha conte com o governo que os espanhóis votaram de maioritariamente: um governo progressista, feminista, ecologista e europeísta liderado pelo PSOE”, disse.

Para os socialistas, uma coligação não está em cima da mesa: “Defendemos um único Governo, com uma estrutura de funcionamento clara e eficaz que evite a existência de dois governos dentro do mesmo Conselho de Ministros”, lê-se no comunicado, que acrescenta que o fracasso na investidura “evidenciou a inviabilidade de um governo de coligação”.

A 25 de julho, o parlamento espanhol chumbou, pela segunda vez numa semana, a recondução como primeiro-ministro do socialista Pedro Sánchez, que tem até setembro para fazer uma nova tentativa.

Os socialistas frisam ainda “importantes diferenças” entre os dois partidos “em questões de Estado", como a questão da Catalunha, sobre a qual, afirmam, “a proposta do PSOE é conhecida: diálogo dentro da legalidade, respeito pela Constituição e fortalecimento do estado autonómico”.

O Unidas Podemos enviou hoje uma nova proposta ao PSOE com “medidas programáticas e competências” para retomar o diálogo sobre a constituição de um Governo de coligação. A proposta contempla “quatro opções distintas” para a participação do Unidas Podemos na partilha de responsabilidades no executivo e uma proposta programática com base nos pontos que já tinham sido abordados com o PSOE no mês de julho.

No documento, divulgado hoje, o partido liderado por Pablo Iglesias identifica dez pontos essenciais para as negociações, entre os quais o fim da reforma laboral, a universalização da rede pública de escolas até aos três anos de idade, a “construção de um país feminista”, a colocação dos “espanhóis alheados” no centro das políticas do “novo governo” e a luta contra a corrupção.

A lista inclui ainda medidas sobre a descida do preço dos arrendamentos de casas, garantias sobre o direito à habitação, justiça social, “luta pela emergência climática” assim como dinamizar a ciência e a investigação e impulsionar “uma nova Europa mais democrática e social”.

O Unidas Podemos afirma no documento que os espanhóis votaram no passado dia 28 de abril para que os partidos políticos “dialoguem, negoceiem e alcancem acordos”, pelo que considera importante a negociação para se conseguir “um governo de coligação que trabalhe para as pessoas”.

Em Espanha, vive-se um impasse político desde as últimas eleições legislativas porque apesar da vitória o PSOE não conseguiu maioria parlamentar pelo que tem de conseguir pactos ou coligações no sentido de formar Governo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+