Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brasil

Como melhorar a empatia nos tribunais? Magistrados trabalham como empregados de limpeza

20 ago, 2019 - 10:00 • Redação

Projeto criado em 2017 no Rio do Janeiro põe juízes e desembargadores vestir a pele de outros trabalhadores, com profissões menos qualificadas.

A+ / A-

No Brasil há um projecto que pretende melhorar a empatia dos homens e mulheres da lei. Por isso, para além das aulas teóricas, os magistrados também tiveram uma componente prática onde tiveram de desempenhar diferentes tarefas, como exemplo, fazerem limpezas ou serem telefonistas.

Este ano, 24 juízes brasileiros participaram no projeto da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ), avança a BBC Brasil.

O objetivo é reforçar a empatia e compreensão dos juízes, relativamente a outras profissões.

Durante um dia, os juízes e desembargadores têm aulas práticas e teóricas para depois trabalharem durante 24 horas como telefonistas, empregados de limpeza, ajudantes gerais, entre outras profissões. No final do dia, podem revelar as verdadeiras identidades e a razão da sua presença. Depois disso, passam mais dois dias a discutir a experiência. No total, são 50 horas de curso.

Implantado pela Escola Judicial em 2017, o projeto quase acabou pouco depois de começar. Muitos participantes não reagiram bem à ideia de passar um dia em trabalhos com uma remuneração mais reduzida e, na visão deles, de menor prestígio, conta o diretor da Escola Judicial, Marcelo Augusto.

"Como acredito que pessoas melhores são juízes melhores, acho que o projeto é essencial".

Apesar da resistência inicial, o projeto foi implementado. No primeiro ano, de 20 vagas disponíveis, só 12 foram preenchidas. Em 2019, houve 24 participantes, alguns até de outros Estados brasileiros. Desta inicitiava resultou um livro e um documentário.

A ideia do tema da invisibilidade pública veio de um livro do sociólogo Fernando Braga, que escreveu sobre a "enorme distância que é criada pelas diferenças entre as classes sociais".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • lv
    20 ago, 2019 Loures 15:11
    Tomara que muitos magistrados tivesses a dignidade de um empregado de limpeza!

Destaques V+